18 de maio de 2016

Joaquim Martins
Semana da Vida

Semana da Vida – No passado domingo – 15 de maio – celebrou-se o Dia Internacional da Família. A efeméride refere-se à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que, em 1993, proclamou esse dia como Dia Internacional da Família para chamar a atenção para “a importância da família como unidade básica da Sociedade”. A celebração do dia continua a ser pertinente, em todas as sociedades, qualquer que seja a importância atribuída ao tema.
Nas sociedades de matriz cristã e católica a família ocupa um lugar especial. E é por isso que qualquer legislação que afete a família tem eco expressivo e deve gerar debate. Não é por acaso que, em Portugal, a Igreja católica integra a festa, desde 1995, numa Semana Da Vida. É o pretexto para provocar os cristãos e a sociedade. As famílias põem problemas novos às Igrejas e aos estados e é imperioso ponderar e procurar de soluções.
A semana que surgiu como resposta ao apelo de João Paulo II, na Evangelium Vitae (25/3/1995) para “suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…” (EV 85). Este ano a Comissão Episcopal do Laicado e Família propõe como tema Cuidar da vida – a Terra é a nossa casa, apontando, como desafio, o caminho proposto pelo Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum: que assumamos juntos a responsabilidade de cuidar da Vida. De toda a vida, a dos homens e a da terra; que assumamos a nossa responsabilidade ecológica; Que assumamos o respeito integral pela VIDA!

18/05/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
17/12 a 19/12
A Dor: Imagens da Palavra Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video