PROVA DO CAMPEONATO ESPANHOL DE AUTOCROSS ORGANIZADA PELA ESCUDERIA CASTELO BRANCO
Emoção a toda a velocidade
O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco recebeu, no fim de semana, uma prova inédita a nível nacional, com a Escuderia Castelo Branco (ECB) a organizar uma prova a pontuar para o Campeonato Espanhol de Autocross.
Foram dois dias de corridas de emoção a toda a velocidade, com os pilotos espanhóis, ao comandos das suas máquinas, a darem espetáculo para o público que aproveitou o fim de semana primaveril para ver os bólides em ação.
E motivos de interesse não faltaram, logo a começar pela Divisão I, com uma final que entusiasmou o público, sendo ganha por Perfecto Calviño Prego, em Ford Fiesta 4WD. O segundo lugar foi conquistado por Tomas Aranda Rodriguez, em Volkswagen Polo 4WD, que foi brindado com os aplausos de público, depois de ter cumprido as últimas voltas ao circuito em apenas três rodas, uma vez que arrancou a roda traseira do lado direito mas, mesmo assim, não desistiu e viu o esforço compensado. O pódio ficou completo com Luís Antonio Tavares, em Mitsubishi EVO VI.
Na Divisão II, o vencedor foi Gabriel Serrano Varela, em Peugeot 106, seguido de Es-teban Serrano Varela, também em Peugeot 106, enquanto na terceira posição ficou Cristian Escribano Mulas, em Citroën Saxo.
Já na Divisão ORS, o mais rápido foi David Varela Varela, em Peugeot 306. O segundo lugar do pódio foi para Josep Segalas Cuco, em Renault Clio, com José Antonio Casado Lopez, em Peugeot 206 GTI a alcançar o terceiro lugar do pódio.
Juan E de Maria Bosch, em Formula SC TTR levou a melhor na Divisão III, seguido de Carlos Hernando Saiz, em Formula Desmasa HS, e de Juan C Barredo Torres, em Formula JCB.
Emoção foi o que também não faltou no Car Cross, com uma final que colocou em pista nada menos que 15 máquinas, a lutar pela vitória, que foi para Marc Batlle Rifa, em Casmat. Na segunda posição ficou Javier Lucena Ortega, em Se-mog, com o pódio a ficar completo com Juan J Moll Her-nandez, em Speed Car.
Refira-se que esta prova contou com a participação de alguns portugueses, entre eles José Carlos Pinheiro, em Semog Revolution que, no entanto, não terminou por se envolver num acidente que o colocou fora de prova.
Igaulmente emocionante foi o Car Cross Junior, com os mais novos a mostrarem os seus dotes de pilotagem. O vencedor foi Dario Calviño Dominguez, em Yacar Cross, seguido de Kevin Garcia Hoyos, em Semog, e Pepe Arque Antonijuan, em Speed Car.
O calendário desportivo do fim de semana incluiu ainda provas extra, inteiramente disputadas por pilotos portugueses, em Super Buggy e nas divisões I e II.
António Tavares