POESIA UM DIA
Pessoa e Saramago nas águas do Rio Tejo em Ródão
Iniciou-se no sábado, em Vila Velha de Ródão, a quinta edição de Poesia Um Dia, com a presença dos convidados Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa; e Sérgio Letria, responsável pela Fundação Saramago, do escritor Jaime Rocha, do presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, e do vereador da Cultura, José Manuel Alves.
Poesia Um Dia, começou na Biblioteca Municipal José Baptista Martins com a abertura da Feira do Livro de Poesia que decorre até 28 de Outubro.
Como é habitual desde o primeiro ano, em 2012, todos os presentes foram convidados a enviar a amigos, familiares ou sim- ples conhecidos, postais ilustrados por Elisa Aragão, com poemas impressos dos poetas em Residência Literária na Casa do Cerro e Casa da Meia Encosta, na Foz do Cobrão, que este ano acolhe os poetas Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy, além do seu coordenador, Jaime Rocha.
Na reunião especial do Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca de Ródão, realizado na Biblioteca e dinamizado por Andreia Brites, os convidados especiais, responsáveis por duas casas que preservam e divulgam a obra de dois dos autores nucleares da Literatura Portuguesa do Século XX, Fernando Pessoa e José Saramago, falaram do seu percurso de leitores e alunos até ao lugar que hoje ocupam.
Sérgio Letria confessou que o primeiro livro que leu de José Saramago foi O Memorial do Convento, já na Faculdade, mas muito antes de conhecer o autor, na editorial Caminho, onde trabalhou até o autor do Ano da Morte de Ricardo Reis o convidar para o arranque da Fundação José Saramago, que hoje ocupa a Casa dos Bicos, em Lisboa, e que merece uma visita, segundo o seu diretor, por tudo que mostra do autor, mas especialmente pela exposição de agendas completas e meticulosamente escritas por José Saramago, de Janeiro a Dezembro.
O percurso profissional de Clara Riso iniciou-se depois de um mestrado com o professor e poeta Manuel Gusmão, que muito a influenciou na Universidade de Lisboa, como leitora do Instituto Camões, em Budapeste, onde esteve oito anos, seguindo-se mais dois em Belgrado.
Numa estadia em Lisboa é aconselhada por um amigo a apresentar-se como candidata a diretora da Casa Fernando Pessoa, e foi escolhida para o lugar.
A Biblioteca e alguns objetos pessoais de Fernando Pessoa são os elementos mais valiosos da Casa onde o autor de Mensagem viveu os últimos anos de vida e que a sua diretora destaca para uma visita, mas destaca também a programação cultural permanente da Casa, alguma dela realizada em parceria com a Fundação José Saramago.
À tarde, o Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca de Ródão realizou uma Leitura no Rio, de barco, até às Portas de Ródão, em que participaram os convidados da manhã Clara Riso e Sérgio Letria, e se leram poemas de Fernando Pessoa, José Saramago, António Gedeão, Mário de Sá-Carneiro, Manuel Gusmão, Miguel Torga, Al Berto e Daniel Jonas e Joaquim Cardoso Dias, entre outros, numa jornada de natureza literária em que os jovens foram os grandes protagonistas do primeiro dia da quinta edição de Poesia Um Dia.
Elsa Ligeiro