Força Aérea mais envolvida no combate aos incêndios
A força Aérea Portuguesa (FAP) vai estar mais envolvida no combate aos incêndios florestais. A garantia foi deixada, pelo ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, durante as comemorações oficiais dos 65 anos daquela força, que decorreram em Castelo Branco, ao longo do fim de semana.
O governante recordou que a decisão política já foi tomada e que a aquisição do KC-390 já tem em vista essa função, já que o avião estará equipado com kit contra incêndios.
“A aquisição deste avião, é um investimento avultado para um país como Portugal. O avião tem que estar dotado dos meios mais modernos de combate a incêndios (o kit contra incêndios) e isso estará garantido quer na capacidade de transportar calda retardante, quer na possibilidade de também transportar água”, explicou o governante
Mas a curto prazo, já que a chegada do avião ainda vai demorar vários meses, a Força Aérea vai apoiar na gestão operacional.
“A gestão operacional e se necessário o reforço dos meios de vigilância envolvidos no combate aos incêndios, é uma vertente que é possível acionar de imediato”, acrescentou José Azevedo Lopes.
Durante a sua intervenção, nas comemorações oficiais, o ministro congratulou-se pela escolha de Castelo Branco para as celebrações nacionais do aniversário.
CV