União de Freguesia de Zebreira e Segura
Festa das Migas de Segura foi um êxito e esgota oferta
Segura recebeu domingo a primeira edição da Festa das Migas, que se saldou por um êxito, o que é provado pelo facto dos 24 pratos a concurso se terem esgotado rapidamente.
O certame foi uma organização conjunta da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Zebreira e Segura e teve como objetivo promover a gastronomia da Beira Baixa e dinamizar a economia local.
Entre todas as propostas oriundas do Concelho de Idanha-a-Nova, a vencedora foi a Miga de Grão com Javali, do Clube de Caça e Pesca de Segura. Em segundo lugar ficou a Miga de Tomate, da União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo, e em terceiro lugar a Miga de Feijão com Couve, de João Martinho, do Rosmaninhal.
O júri foi composto por sete pessoas sem ligação às freguesias concorrentes e presidido pelo chefe de cozinha António Sequeira, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Na entrega dos prémios aos vencedores, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, saudou todos os concorrentes, destacou a riqueza gastronómica do Concelho e avançou que “a festa foi um enorme sucesso, porque as migas são um produto gastronómico de excelência, que reconhecidamente faz parte do património imaterial do nosso Concelho.
Também o presidente da União das Freguesias de Zebreira e Segura, Daniel Fonseca, mostrou satisfação por o evento ter superado os objetivos da organização.
Dado que as migas se esgotaram em pouco tempo, no próximo ano a organização pretende apresentar mais migas, em maiores quantidades, e preparar o recinto da festa para receber ainda mais gente.
Em simultâneo com o 1º Concurso de Migas de Segura, o evento proporcionou muitas outras oportunidades de animação. Coube ao músico José Alberto Reis encerrar a festa com alguns dos seus maiores sucessos, mas antes houve espetáculos de teatro, música tradicional, workshops e cozinha ao vivo.
A 1ª Festa das Migas foi promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelo PROVERE e cofinanciada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro, e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.