14 de fevereiro de 2018

Candidatura dos Mistérios da Páscoa em Idanha entregue na UNESCO

A Câmara de Idanha-a-Nova formalizou o pedido de inscrição dos Mistérios da Páscoa em Idanha na lista das melhores práticas da UNESCO. O dossier de candidatura foi entregue dia 6 deste mês, na Comissão Nacional da UNESCO.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explica que a sustentar este projeto “estão 250 manifestações de piedade popular que se desenrolam ao longo de 90 dias em todo o Concelho, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes, as quais se traduzem numa grande riqueza cultural”. A autarquia realça que “desde o seu início, o projeto tem sido colocado ao serviço do desenvolvimento sustentado do Concelho e envolve a participação de toda a comunidade. O trabalho realizado de forma continuada permitiu recuperar e revitalizar manifestações, passando de 163 em 2009, para mais de 250, na atualidade”.
Com esta candidatura, a Câmara de Idanha-a-Nova pretende reforçar os processos de salvaguarda, promoção e valorização dos Mistérios da Páscoa em Idanha, ao mesmo tempo que preserva a história e a memória da população. O projeto tem disponível um website oficial, ao qual se pode aceder digitando www.pascoanaidanha.pt e onde os interessados poderão consultar mais informação. Recorde-se que Idanha-a-Nova é já um território UNESCO, cruzando património material e imaterial, que lhe conferem o estatuto de Cidade Criativa da Música e de integrante da Reserva da Biosfera do Tejo Internacional e do Geopark Naturtejo da UNESCO.

15/02/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video