SEXTA-FEIRA E SÁBADO NO CINE-TEATRO AVENIDA
I Congresso Internacional de Cuidados Paliativos
O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, acolhe, sexta-feira e sábado, dias 23 e 24, o I Congresso Internacional de Cuidados Paliativos de Castelo Branco.
O programa começa sexta-feira, às oito horas, com a abertura do secretariado.
Às nove horas é apresentado tema Controle de sintomas, moderado por Ana Bernardo.
Seguem-se os temas Controlo sintomático: Um verdadeiro pilar dos Cuidados Paliativos, às 9h10, por Isabel Galriça Neto; Podemos controlar todos os sintomas? (Astenia/adinamia/anorexia), às 9h30, por Sebastiano Mercadante; Nutrição em Cuidados Paliativos, às 9h50, por Sónia Velho; O papel do farmacêutico na E. de CP, A sessão de abertura está marcada para as 11h30 e a partir das 12h15 realiza-se a conferência de abertura, subordinada ao tema O progresso dos Cuidados Paliativos: Para onde vamos?, por Carlos Centeno.
Depois do almoço, os trabalhos são retomados às 15 horas, com uma comunicação moderada por Lourenço Marques.
A partir das 15h10 as Estratégias fundamentais de avaliação e planificação em CP, são apresentadas por Carla Reigada, e a partir das 15h30, Rita Abril, apresenta Discussão avançada de expectativas e plano de cuidados, um imperativo ético-clínico.
Como quebrar a conspiração do silêncio é o tema apresentado por Sandra Neves, a partir das 15h50, enquanto a partir das 16h10 Lucília Nunes apresenta E quando eu já não puder decidir.
Às 17 horas é lançado o livro Cuidar é sempre possível!, com fotografia de João Leonardo e os trabalhos terminam depois das 20 horas, com o jantar do Congresso.
Os trabalhos recomeçam sábado, às oito horas, com a abertura do secretariado.
Às 8h30 Apoio à família é o tema que é moderado por Paula Sapeta, seguindo-se Cuidar de quem cuida, às 8h40, por Ana Querido; Compaixão, coração dos profissionais de saúde, às nove horas, por Carlos Centeno; Necessidades do cuidador, do ponto de vista dele próprio, às 9h20, por Maja de Brito; Crianças em luto, às 9h40, pelo padre Nuno Folgado.
Às 10h30 durante o intervalo será leiloada uma peça de ourivesaria desenvolvida para o Congresso.
A partir das 11 horas, é apresentado Trabalho em equipa, moderado por Isabel Duque Martins, seguindo-se Inteligência emocional, no trabalho de equipa, em CP, às 11h10, por Helena Salazar; Burnout ou fadiga por compaixão, às 11h30, por Ana Paula Nunes; Gratidão em Cuidados Palia-tivos, às 11h50, por Maria Aparício; Dificuldades na implementação do plano estratégico (balanço de um ano), às 12h10, por Edna Gonçalves.
O encerramento do Congresso está marcado para as 13 horas, mas proceder-se-á ainda à entrega dos prémios de melhores posters e entre as 15 e as 17 horas decorrem diversos workshops.