13 de novembro de 2019

António Tavares
Editorial

A construção da Barragem do Alvito está de novo na ordem do dia. O projeto, que tem as suas origens em meados do século passado, no decorrer da ditadura Salazarista, volta, agora, a ter a possibilidade de se tornar uma realidade, a avaliar pelas palavras do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que considera fundamental a construção de uma barragem no Rio Ocreza, com a finalidade de regularizar os caudais do Rio Tejo, a partir de Portugal, e não a partir de Espanha, como acontece atualmente, com as consequências daí resultantes e que estão à vista de todos. Ou seja, um Rio Tejo com um caudal reduzido e quase inexistente, em certos locais, o que, aliás, acontece com dois dos seus afluentes, os rios Ponsul e Sever.
Mas, e há que vincá-lo, esta é apenas uma possibilidade do velho sonho da construção da Barragem do Alvito se concretizar. Tudo, porque no que respeita a esta infraestrutura, nada como ver para crer, porque de promessas, com avanços e recuos sucessivos já a Barragem do Alvito está bem servida. O mesmo é dizer que as populações que serão beneficiadas pela Barragem do Alvito, que são as dos concelhos de Castelo Branco e de Vila Velha de Ródão, certamente só acreditarão quando de facto a Barragem estiver construída e com a sua albufeira a ganhar forma.
Do que não resta a menor dúvida é que a Barragem do Alvito é realmente importante para a Região, nas vertentes ambiental e económica, com o Governo a ter aqui a possibilidade de provar que está verdadeiramente interessada no desenvolvimento do Interior, mas, para isso, como o passado já o provou, é necessário deixar de lado disputas políticas e interesses económicos que só interessam a alguns.

13/11/2019
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
17/12 a 19/12
A Dor: Imagens da Palavra Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video