Auditório Municipal cheio de música e teatro
A Orquestra Viola Beiroa foi a primeira a subir ao palco do Auditório Municipal de Proença-a-Nova, este ano, no dia 4 de janeiro, para apresentar o Concerto de Reis com muita música tradicional portuguesa, maioritariamente da Beira Baixa.
O presidente da Associação Recreativa Cultural Viola Beiroa, Miguel Carvalhinho, recordou que há seis anos havia apenas uma pessoa a tocar viola beiroa, sendo que, desde então, mais de 50 foram construídas, adiantando que “posso-vos dizer que anda um pouco por todo o País e das violas de arame, a viola beiroa tem sido a que tem tido mais divulgação e a que as pessoas já tocam, às vezes, em grupos que nós nem sequer suspeitávamos”.
Miguel Carvalhinho adiantou ainda que a Associação está a preparar o lançamento de um CD com trabalhos originais, que se chamará Viva, “porque a viola beiroa está viva”.
Depois do Concerto de Reis, o Auditório Municipal acolhe, no próximo sábado, 11 de janeiro, a partir das 21h30, a 15ª edição do Festival de Teatro, que começa com a apresentação da peça Um Dia Perfeito. A entrada é livre, limitada à capacidade da sala.
Dia 18 de janeiro decorre o VII Encontro de Janeireiros, reunindo alguns dos grupos que ainda mantém viva esta tradição no Concelho de Proença-a-Nova e um grupo convidado. A iniciativa começa às 18h30, no Largo da Devesa, sendo que no caso de condições atmosféricas serem adversas, o encontro realizar-se-á no Auditório Municipal.
Dia 25 de janeiro, o Auditório Municipal receberá o espetáculo Uma vida feita de fado (e de partilhas), com Jorge Fernando”.
Na biografia de Jorge Fernando pode ler-se que “ao longo de mais de 40 anos de carreira musical, como cantor, músico, compositor, letrista e produtor, a história de Jorge Fernando já se confunde com a história do próprio Fado. Discípulo de Fernando Maurício, companheiro de estrada de Amália Rodrigues, compositor de enormes sucessos para a sua voz e a de outros artistas, produtor e/ou descobridor de fadistas do calibre de Mariza, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Paulo Bragança, Raquel Tavares, Fábia Rebordão, Jorge Fernando é também, e acima de tudo, um enorme fadista que tem deixado no Fado a marca, única, da sua voz”. Os bilhetes estão à venda na Biblioteca Municipal, custando 3,10 euros, sendo que para estudantes o valor desce para 1,20 euros.