Edição nº 1649 - 29 de julho de 2020

INCÊNDIO DE OLEIROS
Bombeiro de 21 anos morre em acidente

Diogo Dias, um jovem bombeiro de 21 anos, dos Voluntários de Proença-a-Nova, morreu no passado sábado, 25 de julho, quando a viatura em que seguia com mais quatro elementos da corporação, teve um acidente, próximo de Perna do Galego, no Concelho da Sertã, pouco depois das 20 horas.
A viatura dos voluntários Proencenses estava envolvida no combate ao fogo que no passado sábado, 25 de julho, deflagrou em Sardeiras de Baixo, no Concelho de Oleiros.
De referir, que no mesmo acidente que vitimou o jovem, outro bombeiro sofreu ferimentos graves, enquanto outros três ficaram ligeiramente feridos. A Câmara de Proença-a-Nova adiantou, entretanto, que “o bombeiro ferido gravemente, que se encontra no Hospital da Universidade de Coimbra, com um traumatismo facial, encontra-se fora de perigo”.
O funeral de Pedro Dias realizou-se esta terça-feira, 28 de julho, à tarde, na Capela do Peral.
Entretanto, a Câmara de Proença-a-Nova decretou três dias de luto municipal pelo jovem bombeiro, pelo que ontem, terça-feira, 28 de julho, hoje, quarta-feira, 29 de julho, e amanhã, quinta-feira, 30 de julho, os edifícios municipais têm a bandeira a meia haste.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, afirmou que “presto o meu reconhecimento público aos Bombeiros de Proença-a-Nova, que mais uma vez demonstraram de forma incansável o seu empenho no combate a este incêndio mesmo depois da confirmação da trágica notícia que vitimou um dos seus colegas, um elemento da nossa comunidade que sempre se mostrou disponível para o serviço ao próximo” e realçou que “só nos resta acompanhar a família e os amigos neste momento de dor, ficando para todos nós, aqueles que mais de perto privaram com ele, o seu sorriso aberto”.
De referir, também, que pouco antes deste acidente, no passado sábado, 25 de julho, cerca das 19h30, uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco foi atingida pelas chamas, havendo a realçar que nenhum dos elementos da sua tripulação sofreu ferimentos.
O alerta para o fogo em Sardeiras de Baixo foi dado às 15h31 do passado sábado, 25 de julho, e depressa ganhou dimensões consideráveis, levando a uma forte mobilização de meios.
Apesar de todos os esforços, o fogo além do Concelho de Oleiros, alastrou aos concelhos vizinhos da Sertã e Proença-a-Nova e no combate às chamas chegaram a estar envolvidos cerca de mil operacionais, com cerca de 300 viaturas e 14 meios aéreos, bem como várias máquinas de rastos.
O perímetro do incêndio foi dado como dominado cerca das oito horas da passada segunda-feira, 27 de julho, mas o dispositivo mantém-se no teatro de operações, uma vez que como realçou o comandante de Agrupamento Distrital do Centro Sul (CADIS), Luís Belo Costa, “há muito trabalho pela frente pois o perímetro é grande, numa área complexa do ponto de vista da orografia e coberto vegetal e vai dar bastante trabalho na consolidação”, havendo a preocupação de evitar qualquer reativação.
Também na passada segunda-feira, 27 de julho, Luís Belo Costa adiantou que se estimava que o fogo tenha consumido uma área de cerca de seis mil hectares, causando prejuízos de milhares de euros, embora o real impacto da devastação provocada pelas chamas só deve ser completamente avaliado nos próximos dias.

29/07/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video