PROGRAMA VALORIZAR
Castelo Branco aposta na oferta cultural e gastronómica
A cerimónia de assinatura dos projetos Valorização da Rota do Bordado de Castelo Branco e Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro, no âmbito do programa Valorizar, contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
“O programa Valorizar adequa-se de uma forma quase perfeita a estes dois projetos, porque valorizam o que é nosso. Estes dois projetos casam bem com o nosso turismo e com este desiderato de criar novas centralidades, novos polos âncora que alavanquem riqueza e criação de emprego”, afirmou a secretária de Estado.
A Valorização da Rota do Bordado de Castelo Branco é uma aposta da autarquia albicastrense e visa a valorização do património cultural e dos recursos endógenos, promovendo o bordado de Castelo Branco e o concelho que lhe dá nome.
O projeto apresenta um investimento elegível superior a 150 mil euros, com um financiamento de 106.279 euros.
Já a Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro, iniciativa promovida pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, prevê a criação da primeira rota gastronómica no país que promove a valorização turística do queijo com D.O.P. – Denominação de Origem Protegida.
A mesma terá um investimento elegível superior a 327 mil euros com um financiamento de 229.132 euros.
A vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco, Maria José Baptista, que realizou a sessão de boas vindas, considera que “o turismo é, para o executivo, uma aposta clara e, por isso, temos vindo a desenvolver uma estratégia bem vincada nesta área”.
Através da criação de novos e diferenciadores produtos turísticos, os projetos procuram valorizar a oferta cultural e gastronómica presente no concelho, incrementando a competitividade turística em territórios de baixa densidade.