Edição nº 1648 - 22 de julho de 2020

Biblioteca de Ródão celebra aniversário

A Biblioteca Municipal José Batista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, iniciou a celebração do 12º aniversário com um programa que incluiu a apresentação de dois livros que integram o projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade: rebuscar o tempo, ambos com abordagens do ponto de vista literário e patrimonial ao território de Ródão.
A iniciativa aconteceu ao ar livre, com os cuidados exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), num espaço apelidado pela BMJBM de Naturágora, juntando dois grupos de 20 pessoas em cada sessão, nas quais marcaram presença os criadores das obras.
Durante a sua intervenção na abertura do evento, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, mostrou satisfação por ver publicadas duas obras de autores do Concelho, sublinhando a sua importância para a preservação da memória coletiva e o papel que as autarquias devem ter neste âmbito, enquanto agentes culturais privilegiados.
Maria da Conceição F. Sobreira recolheu junto da sua mãe poesia popular sob a forma de quadras e cantigas, num total de mais de 300 composições. Deu-lhe o nome Outros passos e a BMJBM, entendendo a plena pertinência da divulgação destes elementos do património cultural local e regional e também a qualidade poética dos textos, organizou a sua publicação, que foi editada pela Câmara de Vila Velha de Ródão.
As ilustrações da obra, são imagens de trabalhos criados por artesãs do Concelho, como a trapologia de Maria do Céu Marques, desenhos de Rosa Barreto Ferreira e rosas criadas por Maria do Rosário Pires.
Jorge Pires Figueiredo partilhou as suas Memórias de um rio combinando a beleza poética da prosa com as vividas lembranças, que muitos partilharão, de crianças e jovens à descoberta de um rio, o Tejo em Vila Velha de Ródão.
A partilha de vivências de outros tempos ocupou uma parte significativa da conversa informal entre a mesa e o público. Houve ainda tempo e leitores atentos para, numa descontraída reunião do Clube de Leitura de Autores Clássicos da BMJBM, ouvir ler e cantar a poesia de Camões por Filomena Ribeiro, membro do clube.
A terminar, a editora Mariposa Azual apresentou a obra mais recente do poeta, performer e artista plástico António Poppe, O agitador e a corrente, que é um convite à mudança da relação que pode ser estabelecida entre texto, autor e leitor.

22/07/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video