Edição nº 1656 - 16 de setembro de 2020

“RESGATAR CASTELO BRANCO E DEVOLVÊ-LO AOS ALBICASTRENSES”
Carlos Almeida apresenta programa eleitoral

Carlos Almeida depois de ter apresentado a sua recandidatura à Comissão Política Concelhia de Castelo Branco do Partido Social Democrata (PSD), dia 24 de agosto, apresentou esta segunda-feira, 14 de setembro, o programa eleitoral da lista que encabeça e que se apresenta com o lema Coragem para continuar, no ato eleitoral do próximo sábado, 19 de setembro.
Tendo em consideração que “a segurança está em primeiro lugar” realça que “quisemos dar o exemplo”. Assim, “tendo em conta a situação de pandemia que vivemos e que estará agora a chegar na sua segunda vaga”, a conferência de Imprensa decorreu através da plataforma Zoom, com o candidato a afirmar que “a pandemia exige de todos nós, pessoas e instituições, novos modelos organizacionais. Compete-nos, no processo de mudança, esbater dificuldades e encontrar novas oportunidades. Aqui fica o nosso contributo para o PSD mas, sobretudo, o nosso serviço público em favor das pessoas que vivem no nosso Concelho: propostas e ideias”.
Carlos Almeida voltou a destacar que “queremos resgatar Castelo Branco da opacidade e devolver aos Albicastrenses com mais transparência; da interioridade e devolver aos Albicastrenses com centralidade ibérica; da subserviência e dos interesses pessoais e devolver aos Albicastrenses com igualdade de oportunidades. Vamos fazer de Castelo Branco um território onde todos possam concretizar os seus sonhos. Com pessoas credíveis e ideias inovadoras”.
Nuno Almeida Santos, a exemplo do que já tinha feito, refere-se ao seu regresso à militância ativa, referindo que o faz por esta ser uma candidatura “que quer mobilizar, que pretende renovar, que deseja aproximar. É nestes princípios que também acredito. Como já tive oportunidade de expressar, o PSD precisa ser mobilizado e ser mobilizador, precisa renovar e ser renovador, precisa aproximar e estar próximo. O PSD precisa ser capaz de mobilizar todos, e ter nas suas fileiras os melhores, e os mais capazes. O PSD precisa conseguir captar novos militantes, com novas ideias, com dinamismo, com irreverência, e de ser capaz de preservar entre os seus, os militantes mais velhos, e mais experientes. O PSD não pode ter receio do debate das ideias, da pluralidade e do confronto de opiniões. É do confronto de ideias e de opiniões entre todos, sem receios, sem paternalismos, que teremos de saber retirar as nossas melhores ideias, e definir as melhores estratégias. Um partido político jamais poderá ser um lugar de unanimismo, e por vezes uma casa de interesses menores e obscuros.
Já Luís Rodrigues foca-se no trabalho realizado e destaca que “apostámos fortemente em tirar o PSD da sua sede, privilegiando o contacto direto com as instituições do Concelho. Privilegiamos o contacto direto com as pessoas”.
Isto para mais à frente sublinhar que “o PSD surge agora como uma agenda definida, com propostas concretas que podem ser contrapostas à política de pensamento único que alguns pretenderam impor em Castelo Branco”.
Por seu lado, Telma Gonçalves apresentou o programa eleitoral propriamente dito, composto por “5 +1 objetivos”, com os quatro primeiros a terem como base “coragem para continuar a renovar; a mobilizar; a aproximar, promovendo a participação ativa dos militantes, a realização de iniciativas que fomentem o convívio e a formação política, e a continuação de um trabalho próximo com a Juventude Social Democrata e com os Trabalhadores Sociais Democratas; a responsabilizar. Assumimos sem medos a construção de um projeto vitorioso para as próximas eleições Autárquicas.
Isto enquanto o quinto objetivo do programa “revela a consciência do desafio e da mudança de paradigma introduzida pela COVID-19, que obriga a ter coragem para enfrentar uma nova realidade, com perspicácia, identificando os impactos, as ameaças e as oportunidades que o «novo normal» traz para o Concelho”.
O programa apresenta também o “compromisso com Castelo Branco em seis grandes áreas”, que respeitam ao “ambiente e sustentabilidade, consolidando a qualidade de vida no Concelho como fator de atração e, bem assim, desenhar uma estratégia integrada para a gestão da água, da floresta e do tratamento dos resíduos urbanos; o emprego qualificado, que é um dos fatores-âncora mais importantes para fixar pessoas e jovens e que só é possível promovendo oportunidades de emprego compatíveis com a sua formação, atraindo investidores, dinamizando o comércio local e os produtos endógenos; o turismo que reconhecemos como um motor para as economias do Interior, mas não só. Também o é para a requalificação urbanística e para a recuperação de património edificado, tornando realidade o rejuvenescimento das zonas nobres da cidade através de um programa de arrendamento jovem; as freguesias, que importa valorizar e dar-lhes a vitalidade necessária para fixar jovens e se envelhecer com qualidade de vida; a transparência, assegurando sempre o rigor na gestão e na prestação de contas, a ética e a clareza nos atos administrativos, e o aproveitamento da nossa centralidade, pois a localização geográfica privilegiada de Castelo Branco permite-nos poder ser um HUB logístico de produtos e serviços no eixo Lisboa-Porto-Madrid, um destino de paragem obrigatória, e um palco para grandes eventos do desporto e da juventude”.

Quem integra a Lista C
A Lista C para a Comissão Política Concelhia de Castelo Branco do Partido Social Democrata (PSD), que tem como mandatário José Carlos Beato, tem como candidato a presidente Carlos Almeida, que tem a acompanhá-lo, como vice-presidentes, Luís Rodrigues e Hugo Lopes. O secretário é João Tiago Valente e o tesoureiro Eliseu Matos Pereira. Os vogais são Miguel Barroso, Cândida Tavares, João Carlos Nunes, Pedro Lopes, Adélia Guerreiro, Paulo Dias, Rui Lopes, António Vicente, Anabela Martins, David Duarte, Telma Gonçalves, José Jerónimo e Maria Chantal.
A lista candidata à Mesa do Plenário da Secção de Castelo Branco é presidida por Nuno Almeida Santos. Maria Coelho é a vice-presidente e Nuno Sanches o secretário, com o elenco a ficar completo com Carla Nabais, como secretária suplente.
António Tavares

16/09/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video