ALMA AZUL EM PARCERIA COM A UNIÃO DE FREGUESIAS
Dia Internacional do Livro Infantil assinalado em Escalos de Cima e Lousa
A Alma Azul e a União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa assinalam o Dia Internacional do Livro Infantil com uma homenagem à criadora da primeira coleção de livros infantis em Portugal, Ana Castro Osório, que nasceu há precisamente 150 anos.
Duas oficinas de leitura e ilustração a partir dos contos O Homem de Pedra e O Leão de Ouro, realizam-se no próximo sábado, 2 de abril, nas freguesias de Escalos de Cima e Lousa.
A primeira será no Parque das Merendas, em Escalos de Cima, a partir das 10h30, e a segunda, no Largo da Escola Velha, na Lousa, a partir das 15 horas.
As oficinas são gratuitas e podem participar todas as crianças entre os cinco e os nove anos acompanhadas pelos pais ou avós, numa iniciativa que pretende motivar para a leitura de contos e lendas em contexto familiar.
Ana Castro Osório, jornalista, escritora e editora, nasceu em 1872, em Mangualde.
Publicou, em 1905, Às Mulheres Portuguesas, o primeiro manifesto feminista português e foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas.
Dedicou-se ao jornalismo desde muito jovem, dirigindo várias publicações, entre elas A Mulher e a Criança. Viveu no Brasil entre 1911 e 1916.
É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal, tendo realizado uma extensa recolha de contos de tradição oral e publicado volumes de Histórias para Crianças, além de manuais escolares para o 1.º Ciclo. Traduziu e publicou também os contos dos Irmãos Grimm.
Na poesia foi a musa de Camilo Pessanha, de quem compilou, organizou e editou, em 1920, na Lusitânia, editora de que era proprietária, o livro Clepsidra, um marco na história da literatura portuguesa.
A Alma Azul selecionou, em 2005, da vasta obra de Ana Castro Osório, dois contos que publicou em livro para distribuição gratuita.
O Homem de Pedra, com o apoio da Câmara de Castelo Branco e que distribuiu por todos os alunos do 1.º Ciclo, no dia 2 de abril, celebrando desse modo o Dia Internacional do Livro Infantil 2005; e O Leão de Ouro, com o apoio da FERCAB, que a Alma Azul distribuiu gratuitamente durante a Feira de Atividades Económicas da Beira Interior, em dezembro desse ano.
Um modelo de publicação e divulgação cultural que a Alma Azul quer reativar no Concelho de Castelo Branco, dedicando aos contos e às lendas populares um lugar importante no seu trabalho de promoção da leitura e na dinamização cultural do território.