Penamacor assinala 48 anos do 25 de Abril
Penamacor assinalou o Dia da Liberdade com uma sessão solene da Assembleia Municipal. O programa das festividades do 25 de Abril arrancou com uma arruada pela Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, seguida do Hastear da Bandeira ao toque do Hino Nacional.
A meio da manhã, decorreu a Sessão Solene Comemorativa, sendo que o programa terminou com um momento musical por Sónia Cerdeira e Sebastião Pereira, aluna e professor da Academia de Música e Dança do Fundão, respetivamente. Durante a sessão solene, decorreu um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas da guerra da Ucrânia, proposto pela presidente da Assembleia Municipal, Valéria Gonçalves. O presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, destacou todos os que trabalharam para minimizar os efeitos da pandemia de COVID-19, lamentando os óbitos que se verificaram e recordando a liberdade conquistada com a Revolução dos Cravos.
O autarca acrescentou ainda que a situação na Ucrânia não pode deixar ninguém indiferente, ao afirmar que “é incompreensível. Deixo uma palavra de solidariedade a todo o povo Ucraniano, esperando que possa haver uma solução para haver paz”.
Já a presidente da Assembleia Municipal recordou que as assembleias municipais são conquistas de Abril. “Tive a sorte de nascer num país livre e é graças a essa liberdade que aqui estamos reunidos. As assembleias municipais são filhas de abril e estar neste órgão deliberativo é uma grande e nobre missão”. Valéria Gonçalves lamentou, igualmente, que depois de dois anos de pandemia, a Europa tenha acordado com uma guerra que condena veemente.