Edição nº 1754 - 17 de agosto de 2022

CÂMARA E DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES ASSINAM CONTRATO
Programação do CCR conta com investimento de 400 mil euros

A Câmara de Idanha-a-Nova e a Direção-Geral das Artes (DGARTES) assinaram, dia 4 de agosto, no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), um contrato de apoio ao Centro Cultural Raiano (CCR).
Na cerimónia, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, começou por destacar “o exemplo que Idanha tem dado ao País, com o grande investimento que faz nas áreas da cultura e das artes. Em Idanha há uma combinação feliz entre aquilo que é a preservação da identidade e do património cultural e a aposta na modernidade, no arrojo e na capacidade de olhar para o futuro. O Centro Cultural Raiano é um exemplo de uma ideia visionária que criou novas centralidades no País”.
Recorde-se que em 2021, o Centro Cultural Raiano passou a integrar a RTCP, constituída por 81 entidades artísticas que funcionam em rede, tendo em vista uma oferta cultural de qualidade e diversificada, de forma regular e contínua, com o objetivo de promover a correção de assimetrias, a descentralização e a coesão territorial.
No âmbito do contrato agora celebrado, a DGARTES concede à Câmara de Idanha-a-Nova, no quadriénio 2022-2025, um montante de 200 mil euros para apoio à programação do CCR, ficando a cargo da autarquia um investimento de igual valor.
A programação deste ano já começou a ser executada, com espetáculos de teatro, música, ações de mediação de públicos e residências artísticas. Da programação futura, destaque para o Mês da Música em outubro, que em Idanha-a-Nova se celebrará entre 30 de setembro e 4 de novembro.
Na assinatura do contrato, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinhou que “descentralizar a cultura é investir na coesão económica e social, e a parceria que hoje celebramos entre a Administração Central e a Administração Local é determinante no desenvolvimento da estratégia que temos para o nosso concelho e para a região”.
Por seu lado, o Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, lembrou que “a RTCP era um desejo antigo das autarquias e dos agentes culturais. A criação da Rede permite apoiar atualmente a programação cultural de 39 espaços no País”, um número que deverá crescer em breve.
Refira-se que a atribuição do apoio da DGARTES aconece no ano em que o Centro Cultural Raiano está a comemorar o 25.º aniversário.

17/08/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video