CAIXAS MULTIBANCO
Câmara aprova moção do SEMPRE
A Câmara de Castelo Branco aprovou, por unanimidade, na sessão pública do executivo realizada na passada sexta-feira, 19 de agosto, uma moção apresentada pelo SEMPRE – Movimento Independente, para garantir o serviço de caixas automáticas da rede Multibanco em todas as freguesias do Concelho.
A moção pode ler-se que “os vereadores do SEMPRE propõem que o Município de Castelo Branco desenvolva os procedimentos necessários, com vista a assumir os custos relacionados com a continuidade ou colocação de uma caixa automática (rede Multibanco) em todas as freguesias do Concelho, exceto nas freguesias de Castelo Branco e Alcains, onde os bancos disponibilizam diretamente este serviço. Esta concretização poderá ser feita através de um procedimento de contratação pública, ou através de contratos interadministrativos com as freguesias respetivas”.
A moção foi apresentada tendo como base a “coesão territorial”, com a vereadora Ana Ferreira a destacar que “algumas regiões têm o envelhecimento da população e a desertificação, o que piora a situação, com as pessoas a serem privadas de serviços, por vezes básicos”, o que considera, por um lado, “um ónus para quem ali vive” e, por outro, “faz com que novas pessoas não se queiram fixar”.
Acerca deste assunto o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, começou por frisar que “já houve tempo e oportunidade para as caixas Multibanco nas freguesias do Concelho”, para recordar que “essa foi uma proposta eleitoral do Partido Socialista (PS) nas últimas Autárquicas”. Assim, continuou “é uma moção que vem ao encontro do PS”, para rematar que “o que lamento é que quando o puderam fazer (executivos anteriores) não o fizeram”.
Por seu lado, Luís Correia, do SEMPRE, afirmou que “passado quase um ano de mandato, ainda não vimos nada acerca das caixas Multibanco”, acrescentando que “ainda agora se perdeu uma caixa Multibanco (São Vicente da Beira)”.
E em relação a São Vicente da Beira, Leopoldo Rodrigues, dirigindo-se a Luís Correia, avançou que esta é uma questão que, “como sabe, a Câmara e a Junta estão a tratar”, para concluir que a apresentação desta moção “estão (SEMPRE) a subir para o carro”.
António Tavares