Edição nº 1757 - 7 de setembro de 2022

REGIÃO
Plataforma defende suspensão das portagens devido ao incêndio na Serra da Estrela

A Plataforma P’la Reposição das SCUTS na A23 e na A25 defende que “os incêndios na Serra da Estrela reforçam a necessidade de suspensão do pagamento de portagens no Interior”.
Em comunicado é recordado que “recentemente a nossa região, em particular a Serra da Estrela, foi forte e dramaticamente fustigada por incêndios que causaram danos ambientais, económicos e sociais, cuja dimensão e gravidade justificou a declaração do estado de Calamidade por parte do Governo”, acrescentando que “o nosso património natural e ambiental foi amputado e a atividade económica sofreu danos que vão muito para além dos impactos imediatos, já que eles se irão repercutir por muito tempo na vida dos produtores agrícolas e florestais, na pastorícia e na produção de queijo, na atividade artesanal e também na atividade turística, já que a imagem transmitida apresenta uma região queimada que, como é óbvio, afasta os turistas deste território do Interior de Portugal”.
Perante isto a Plataforma recorda que “desde a pandemia de COVID-19 vem exigindo a suspensão do pagamento de portagens no Interior (A23, A24 e A25) e voltou a reafirmar essa exigência, desde o início deste ano, quando assistimos ao aumento desmesurado do preço dos combustíveis, da energia, do gás e dos bens de primeira necessidade que, associado ao custo das portagens e de outras taxas e impostos, torna incomportáveis as deslocações do Interior para o Litoral e vice-versa, debilitando, ainda mais, a economia do Interior, agravando os indicadores demográficos de envelhecimento da população, de despovoamento com a emigração dos mais jovens, em especial os mais qualificados, e da diminuição da capacidade competitiva do Interior numa economia globalizada”.
Assim, continua “atentos ao agravamento da situação decorrente dos incêndios e ao aumento dos custos de contexto, a Plataforma P’la Reposição das SCUTs no Interior (A23, A24 e A25) vem solicitar que no âmbito da declaração do estado de Calamidade, o governo adote de imediato a medida de suspensão do pagamento das portagens nestas vias, medida que mereceu o compromisso e atenção da senhora secretária de Estado do Turismo e que no Orçamento do Estado para 2023 aprove e implemente a eliminação completa do pagamento de portagens na A23, A24 e A25”.

07/09/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video