INCIDENTE ACONTECEU NA MADRUGADA DE 4 DE SETEMBRO
Autor de disparos na noite Albicastrense fica em prisão preventiva
O homem que na noite de dia 4 de setembro fez disparos de uma arma de fogo junto a um estabelecimento de diversão noturna em Castelo Branco, colocando-se depois em fuga, com a Polícia de Segurança Pública (PSP ) a seguir no seu encalce acabando por o deter, depois de o ter baleado, foi ouvido, dia 20 de setembro, no Tribunal de Castelo Branco, em primeiro interrogatório judicial, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A PSP de Castelo Branco recorda que “como foi do conhecimento público, na madrugada de 4 de setembro, a PSP de Castelo Branco foi acionada para uma ocorrência grave, onde havia notícia de disparos de arma de fogo e desordem entre indivíduos, sendo que o presumível autor dos disparos se colocou em fuga em viatura automóvel.
O condutor da viatura suspeita nunca acatou as ordens para imobilizar a mesma, emitidas pelos polícias que seguiam no carro patrulha, continuando a fugir em alta velocidade, com uma condução que claramente colocava em perigo os restantes utentes das vias por onde passava, só parando a viatura que conduzia junto ao bairro onde residia, chegando a embater numa viatura ali estacionada.
O condutor da viatura suspeita saiu da mesma empunhando uma arma de fogo longa, não acatando as ordens repetidas dos polícias para largar a arma, apontando-a inequivocamente na direção dos polícias, ao mesmo tempo que os ameaçava matar.
Perante a ameaça em execução, com capacidade letal, um dos polícias procedeu ao recurso efetivo a arma de fogo contra o agressor, executando um disparo na sua direção, de forma a fazer cessar a ameaça atual e ilícita, atingindo o agressor na zona do tronco.
A arma usada pelo suspeito foi apreendida, bem como três invólucros do calibre da mesma. O suspeito ficou internado no Hospital Amato Lusitano.
Atendendo à tipologia da ocorrência, a investigação ficou a cargo da Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra que de imediato encetou diligências investigatórias, que culminaram no dia de ontem (20 de setembro), com o cumprimento de mandado de detenção ao indivíduo em causa, após alta hospitalar”.
Refira-se que a Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, com a colaboração da PSP de Castelo Branco, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Castelo Branco, deteve o homem, de 40 anos, pela presumível autoria dos crimes de crimes de resistência e coação sobre funcionário, detenção de arma proibida, ameaça agravada e injúria agravada.