Edição nº 1760 - 28 de setembro de 2022

DE 7 A 9 DE OUTUBRO, NO LOURIÇAL DO CAMPO
Ultra Trilhos da Gardunha de mãos dadas com feira de atividades económicas

A Freguesia de Louriçal do Campo é palco, de 7 a 9 de outubro, do Ultra Trilhos da Gardunha (UTG), que este ano surge de mãos dadas com a Rota da Gardunha, que é um evento de atividades económicas.
Na apresentação, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou por realçar que o UTG “é uma atividade que já é uma marca do Concelho de Castelo Branco, que se associa à beleza da Serra da Gardunha”.
O autarca relembrou que o UTG é uma iniciativa da Associação do Bairro do Cansado, de Castelo Branco, sendo que este ano, na mesma altura, decorre um evento de atividades económicas, tendo como pretexto a atividade desportiva”. Assim, “juntam-se duas grandes oportunidades”, referindo-se “a uma prova desportiva de grande dimensão e a uma feira de atividades económicas, ficando as duas a ganhar”. Tanto mais se se considerar que “este tipo de atividades não se fica por um dia”, não esquecendo “as pessoas que vêm de fora, que ficam a conhecer e que, depois, elas próprias podem ser os seus embaixadores”.
No que se refere ao UTG, o presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Pedro Serra, destacou que “é uma prova que traz uma quantidade enorme de atletas e de famílias”, não ignorando que também “representa um esforço económico da Câmara, que também nos obriga a um esforço, de modo a correspondermos”. O que é importante, porque considera que “são estes eventos que valorizam a Freguesia, a Serra da Gardunha, o Concelho”.
Por seu lado, o presidente da Direção do Associação do Bairro do Cansado, João Serra, adiantou que a coletividade “vai fazer um seguimento do trabalho de 2018 e 2019, sendo que em 2020 e 2021 não se realizou devido à pandemia de COVID-19, e estamos cheios de vontade de encher a Serra da Gardunha com aquelas cores, daqueles equipamentos dos atletas”.
Para a realização da prova, João Serra frisou que “estão envolvidos 150 voluntários”, sublinhando mesmo que “mobilizamos o Bairro do Cansado para Louriçal do Campo”.
Já o responsável técnico do UTG, Miguel Nunes, afirmou que “esta é a terceira edição, em cinco anos, sendo uma corrida de montanha, pela natureza, na qual já temos cerca de 800 atletas inscritos, mas esperamos alcançar mais de mil pessoas, uma vez que além dos atletas também há os acompanhantes”.
Para Miguel Nunes esta “é uma prova do calendário nacional que dá a conhecer o Louriçal do Campo e que é importante a nível económico, nomeadamente através das dormidas, do alojamento”.
Uma matéria em relação à qual Leopoldo Rodrigues aproveitou para falar “nas condições, nas potencialidades do nosso território”, destacando, no caso da Serra da Gardunha, as vertentes do desporto e da atratividade turística. Partindo daí, o autarca abordou a questão da “escassez de dormidas em Castelo Branco”, perante eventos que envolvem tantas pessoas, para recuar à campanha eleitoral das Autárquicas, ao falar de “lançar um novo hotel em Castelo Branco” que, admite, “não resolverá tudo, mas será importante”. Acrescentou ainda a capacidade de em Castelo branco se “organizar grandes desafios na área desportiva, mas depois há a dificuldade de dormidas, da capacidade para receber pessoas. Temos condições para trazer provas, mas estamos limitados por essa razão”, daí resultando a importância de um novo hotel”, para responder as essas necessidades.
Tirando estas considerações, Miguel Nunes revelou que entre os inscritos “já temos Espanhóis”, mas não esconde que “é difícil atrair atletas de outros países, devido à posição geográfica de Portugal na Europa”.
Avançou, por outro lado, que no UGT a partida dos atletas, que são cerca de 200 para a prova de 50 quilómetros é às oito horas de dia 8 de outubro e têm de a concluir, no máximo, em 12 horas. Deste modo esta é a prova rainha, apesar de haver também a prova de 25 quilómetros, com partida às nove horas, com cerca de 400 atletas, ao que se junta ainda a prova de 12 quilómetros, para iniciados, e a caminhada, que têm a partida marcada para as 9h30, com cerca de 200 participantes.
O programa conjunto começa dia 7 de outubro, com a inauguração e com animação itinerante pelas concertinas da Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA). Às 20 horas tem lugar o concerto com Marchinha do Botequim e às 22 horas sobe ao palco Filipa Melo.
Dia 8 de outubro, o secretariado da UTG abre às 6h30 e às 7h30 há uma atividade de zumba, com o Zumba do Cansado. A animação itinerante começa às 7h50, com a Banda Filarmónica de Louriçal do Campo. Os atletas da prova de 50 quilómetros partem às oito horas. Os Grifos asseguram a animação itinerante a partir das 8h30. Às nove horas começa a prova para os atletas que vão percorrer 25 quilómetros. Às 9h30 partem os atletas da prova de 12 quilómetros, bem como os que participal na caminhada. A dança chega às 10 horas, com os Ritmos d’Alma. Às 15 horas a animação itinerante é assegurada pelos Xaral’s Dixie. Às 17 horas a animação itinerante é das Concertinas do Cansado e a partir das 18 horas, do Grupo Os Amigos. Às 21 horas é a vez do concerto com a Kumpania Algazarra.
Dia 9 de outubro há animação itinerante com a Charanga das Fresquinhas, às 15 horas, com o Agarrat’o Brass, às 16h30, e com os Brassdass, às 17h30.
António Tavares

28/09/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video