ECONOMIA
São Pedro do Esteval vai receber dois novos investimentos
A Freguesia de São Pedro do Esteval, no Concelho de Proença-a-Nova, vai receber dois investimentos empresariais que irão potenciar a criação de postos de trabalho e a criação de riqueza no território. De acordo com o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, “estes investimentos que são uma consequência da atração que temos realizado ao longo dos últimos anos e que nas condições da área de expansão do PEPA e da Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco são objetivamente investimentos de capacitação do Município para continuar a atrair empresas. Também ao nível da economia social, quer em Proença-a-Nova quer em Sobreira Formosa se irão realizar investimentos distintos para novas valências nestas áreas”.
Numa freguesia em que o tecido empresarial é constituído por pequenas empresas, onde domina o setor primário e em que “nos tempos que correm, investir no Interior do País representa um desafio, ao invés de ser um obstáculo, a Freguesia de São Pedro do Esteval prepara-se para criar as condições que permitirão inverter esse ciclo”, afirma Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval.
Atualmente estão na calha dois investimentos de grande dimensão para esta freguesia, que são a instalação de uma unidade de produção da Lusiaves, sendo que os Pedidos de Informação Prévia (PIP) estão já aprovados junto das entidades competentes, e a instalação de uma unidade de produção de energia solar.
A nova unidade de produção da Lusiaves contempla uma área total de 37 hectares, com 16 pavilhões de produção, mais três de apoio e que significará a criação de 40 postos de trabalho.
No que respeita à produção de energia solar, a empresa Solitudo - Energias Renováveis, Unipessoal, Lda, pretende instalar várias unidades de produção, nomeadamente no Vale da Estrada (Lameira d’Ordem), no Vale do Pereiro (Palhota) e na Marinha/Cassabão (São Pedro do Esteval).
Na localidade de Padrão, situada a Sul da Freguesia, está também em fase de projeto o Parque Fotovoltaico da EDP – Pracana/Padrão, com uma área de aproximadamente 80 hectares e que beneficiará vários proprietários com terrenos nas encostas do Rio Ocreza.