Projeto de Castelo Branco recebe menção honrosa no prémio Junta-te ao Gervásio
O projeto Famílias Verdes, operacionalizado em Castelo Branco, foi distinguido com uma menção honrosa de Cidadania Social, na primeira edição do prémio Junta-te ao Gervásio. A partilha de bens e de conhecimentos entre famílias para minimizar o impacto ambiental é um dos objetivos desta iniciativa, ao qual se junta a promoção do tratamento dos resíduos.
São diversas as ações desenvolvidas, neste âmbito, entre as quais se destacam a partilha de bens entre famílias e amigos, a partilha de saberes, a troca de serviços, a promoção de uma vida comunitária em harmonia com a natureza, e o desenvolvimento de atividades intergeracionais.
Assim, Famílias Verdes procura gerar e ampliar a literacia em matéria de sustentabilidade, ter um impacto positivo na redução da poluição local, e promover o bem-estar.
Na categoria Cidadania Social, o prémio Junta-te ao Gervásio colocou no Top 3 as iniciativas Eco Benefit, do Porto; Agente do Ambiente, de Lisboa; e a Festa dos Tabuleiros – Rua Gil Avô, de Tomar, tendo atribuído também uma menção honrosa ao projeto Famílias Verdes, de Castelo Branco.
A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, afirma que “terminada esta primeira edição do Junta-te ao Gervásio, o balanço que fazemos é extremamente positivo, tanto pelo número de candidaturas recebidas, mais de 170, como pelo impacto que os projetos apresentados geraram localmente. É de saudar a criatividade de todos os candidatos na aproximação das comunidades à reciclagem e, globalmente, às boas práticas”.
Ana Trigo Morais destaca ainda que “os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em várias localidades do País, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados noutras regiões”.
Recorde-se que o prémio Junta-te ao Gervásio tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
A iniciativa é promovida pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), e conta com o ISCTE Executive Education como knowledge partner.