Edição nº 1785 - 22 de março de 2023

Festival A Língua Toda 2023 começa em Alcains

O Festival A Língua Toda 2023 inicia-se em Alcains, no próximo sábado, 25 de março, com a distribuição de poemas do livro As Mãos e os Frutos, de Eugénio de Andrade; e com Leituras Olhos nos Olhos com os vendedores que semanalmente fazem o Mercado em Alcains, entre as nove e as 10 horas.
De acordo com a Alma Azul “será uma manifestação poética informal de homenagem a Eugénio de Andrade e ao trabalho de quem se dedica ao cultivo de hortas e pomares”.
O Festival, produzido pela Alma Azul desde 2009, continuará na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, no dia seguinte, domingo, 26 de março, às 16 horas, com uma leitura comunitária de 23 poemas de Eugénio de Andrade.
23 leitores com profissões e idades diversificadas vão dar voz às palavras de Eugénio de Andrade. Leitores que se deslocam de Coimbra, do Fundão, da Sertã, Louriçal do Campo, São Vicente da Beira, Escalos de Cima e Alcains, além, dos leitores residentes em Castelo Branco.
As duas atividades têm o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e das juntas de freguesia de Alcains e de Castelo Branco.
O Festival segue depois para a Mealhada, dias 27 e 28 de março, e continua dia 5 de abril, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, passando ainda em abril pela Sertã, Coimbra, Figueira do Foz e Proença-a-Nova.
A Alma azul destaca “a singularidade do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023 que se realiza graças ao mecenato de leitores e de instituições que, através da aquisição de livros permitiram angariar o fundo necessário à realização do Festival”.
São parceiros do Festival A Língua Toda 2023, criado em Castelo Branco, para assinalar os 10 anos de trabalho da Alma Azul, além de leitores que a nível individual deram o seu contributo para a realização do Festival, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, as câmaras da Guarda, Mealhada, Proença-a-Nova e Sertã; e as juntas de freguesia de Alcains e Castelo Branco.
Recordamos que a Alma Azul, em 2016, deslocou a sua sede de Coimbra para a Alcains, “na tentativa de apoiar o desenvolvimento da Beira Interior e, especialmente, de ajudar na dinamização cultural do Concelho de Castelo Branco”.

22/03/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video