João Belém
O EGOÍSMO
Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.
Oscar Wilde
Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar desprezando as necessidades alheias.
O egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo, que quando exagerado torna-se uma paranoia.
Ensinar as pessoas a não agirem em função de seu ego pode ser um processo complexo, mas há algumas estratégias que podem ajudar:
1. Pratique a empatia: A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos e perspetivas. Ensinar as pessoas a serem mais empáticas pode ajudá-las a ver além de si mesmas e entender como suas ações podem afetar os outros.
2. Incentive a reflexão: Encoraje as pessoas a refletir sobre seus pensamentos e comportamentos. Quando elas se consciencializam das motivações que estão por detrás das suas ações, podem começar a questionar-se e a mudar o comportamento que está sendo influenciado pelo seu ego.
3. Ensine a importância da humildade: A humildade é a habilidade de reconhecer que não se sabe tudo e que se está disposto a aprender com os outros. Incentivar as pessoas a serem humildes pode ajudá-las a não agir apenas em função do seu ego.
4. Promova a colaboração: Promover a colaboração entre as pessoas pode ajudar a desestimular a competição e a necessidade de ser “o melhor”. Quando as pessoas trabalham juntas para um objetivo em comum, são mais dispostas a agir em benefício do grupo como um todo, e não apenas para si mesmas.
5. Ensine sobre mindfulness: O mindfulness é uma técnica que ensina a focar a atenção no presente e a controlar as emoções. A prática do mindfulness pode ajudar as pessoas a tornarem-se mais conscientes dos seus próprios pensamentos e comportamentos e a serem mais capazes de controlá-los.
6. Exemplo: Por fim, é importante que você dê o exemplo. Quando as pessoas veem outros agindo com humildade, empatia e colaboração, elas podem ser mais vocacionadas a seguir o seu exemplo. Agindo de maneira que não priorize seu ego, pode inspirar as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo.
O contrário de egoísmo é o altruísmo, ou seja, um comportamento de quem tem amor ao próximo, que é abnegado e solidário com os outros.
Meus amigos, convém pensar nisto…….