CASTELO BRANCO E VILA VELHA DE RÓDÃO
Máquinas voltam a acelerar nas estradas da região
O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, organizado pela Escuderia Castelo Branco (ECB), está na estrada dias 30 de junho e 1 de julho, sendo que a edição deste ano conta com algumas novidades. A principal será, sem dúvida, a da realização da Power Stage, na noite de dia 1 de julho, que começa junto ao Aeródromo de Castelo Branco e termina no centro da cidade, cumprindo uma parte significativa da super especial noturna que é disputada na noite de dia 30 de junho. Ou seja, nessas duas noites os motores dos bólides serão ouvidos nas ruas de Castelo Branco, trazendo a emoção dos ralis para perto da população.
Aquela que é a quinta prova a pontuar para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), tratando-se da primeira disputada em asfalto, tem como diretor Nuno Almeida Santos, que adiantou que as inscrições no Rali estão limitadas a 75 equipas, incluindo, para além das euipas que estão a cumprir o CPR, as do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, Campeonato Promo de Ralis, Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, FPAK Junior Team, Campeonato Promo Centro Ralis, Campeonato Start Centro Ralis e Troféu Rali & You Portugal Cup.
Nuno Almeida Santos adiantou também que, como habitualmente, o Parque Fechado ficará instalado no centro da cidade, na Devesa, enquanto o Parque de Assistência se localizará no Parque das Feiras – Mercado.
Na apresentação da prova, o piloto Rodense Pedro Silva, que está a disputar o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, recordou que esta “é a sexta participação no Rali”, para elogiar a Escuderia que “faz um trabalho muito bom”. No que se refere às características da prova, avançou que “é um rali quente, rápido, traiçoeiro, mas também espetacular”. Pedro Silva adiantou ainda que “estando a correr em casa e o objetivo é o pódio”, não deixando de realçar que “esta é a primeira prova de asfalto que faço com este carro, Peugeot 208 Rally 4”.
Outra participação garantida é a do piloto Albicastrense João Lucas, que questionado quando ao segredo para conduzir a alta velocidade numa prova, realçou que “todos temos coração. Todos pensamos, mas quando se mete o capacete esquece-se”.
Também presente, o vice-presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, José Manuel Alves, afirmou que “o Município está muito satisfeito por ser parceiro do Rali” e aproveitou para recordar que “Vila Velha de Ródão tem um historial de ralis, pois teve, durante muito tempo, o Rali Portas de Ródão”, para concluir que, “daí abraçarmos este projeto em conjunto com a Escuderia”.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, realçou que “o Rali é uma marca da região que prima pela organização” e acrescentou que “termina de forma grandiosa no centro de Castelo Branco”.
Leopoldo Rodrigues assegurou que “o Rali promove Castelo Branco e Vila Velha de Ródão” e acrescentou que “investimos bastante no rali, de forma consciente, baseados nas suas mais-valias”, tendo em atenção “a divulgação que faz da região”.
Para o autarca o facto do “Rali estar a inovar acaba por ser uma nova experiência”, para reiterar “a competência na organização do Rali e o impacto que tem”
O Rali e as suas novidades
O Rali propriamente dito realiza-se nos dias 30 de junho e 1 de julho, mas os amantes dos desportos motorizados de quatro rodas terão um aperitivo já no próximo dia 24 de junho, na Feira dos Sabores do Tejo, em Vila Velha de Ródão. Tudo, porque dia 24 de junho, a partir das 12h45, no recinto do certame estará patente uma exposição de viaturas que alinharão no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Às 16 horas o Rali será apresentado no Palco Terras de Ouro e a partir das 19h30 realizar-se-á uma sessão de autógrafos com algumas das equipas participantes no rali.
Dia 30 de junho começa a prova, às 9h30, com o Qualifying, de 3,6 quilómetros, no Fratel. Às 10h30 será a vez do Shakedown.
A primeira prova especial de classificação (PEC), Santo André das Tojeiras 1, com 9,95 quilómetros, começa às 15h08. A segunda classificativa, que é nova, é Vila Velha de Ródão, com 10,03 quilómetros, começa às 16h01, tendo o seu final nas Portas de Almourão. À noite, a partir das 21 horas, é a vez de cumprir a super especial noturna, com 2,5 quilómetros. Uma super especial que é percorrida por duas vezes por cada uma das equipas, com a partida a ser na Rua Adelino Semedo Barata em direção à Rotunda da Carapalha, para seguir para a Rotunda da Quinta das Pedras. Daí para a Rotunda da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), seguindo pela Rua Camilo Castelo Branco até à Rotunda dos Três Globos, para descer a Rua do Saibreiro, em direção à Alameda da Liberdade, onde termina.
No dia 1 de julho, o primeiro troço a cumprir é Sarzedas 1, com 9,21 quilómetros, às 10h38. Segue-se a PEC Santo André das Tojeiras 2, com 9,95 quilómetros, às 11h16, e Sarzedas 2, às 12h29. Já na parte da tarde, Às 16h13 é a vez da classificativa Sobral do Campo/São Vicente da Beira 1, com 11,89 quilómetros, seguida da PEC São Vicente da Beira/Louriçal do Campo 1, com 9,14 quilómetros, às 17h06; Sobral do Campo/São Vicente da Beira 2, às 18h19; São Vicente da Beira/Louriçal do Campo 2, às 19h30. À noite, a partir das 21 horas, será a vez da PEC 11 Castelo Branco, a Power Stage, com 7,31 quilómetros, tratando-se de um misto de estrada e de percurso citadino. A partida é junto ao Aeródromo de Castelo Branco, seguindo para a Rua da Fonte Santa, Bairro das Fontainhas, Avenida Brasil, Rotunda da Carapalha, para seguir para a Rotunda da Quinta das Pedras. Daí para a Rotunda da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), seguindo pela Rua Camilo Castelo Branco até à Rotunda dos Três Globos, para descer a Rua do Saibreiro, em direção à Alameda da Liberdade, onde termina.
António Tavares