João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...
OS MEUS APONTAMENTOS da semana passada, deveriam ter terminado com uma anotação: (continua) Porque continuamos com notícias preocupantes, muito preocupantes. A PJ desmantelou o grupo neonazi, Movimento Armilar Lusitano (MAL), uma autêntica milícia armada, com fundadas suspeitas de estar a preparar atividades terroristas, que incluíam a invasão da Assembleia da República e do Palácio de Belém, bem como a eliminação física de algumas figuras importantes da política nacional. As buscas da PJ encontraram um verdadeiro arsenal bélico, com explosivos e muitas armas, algumas feitas em impressora 3D.
Com cerca de 900 seguidores em grupos fechados da rede Telegram, organizados em células, com presença em muitos locais do País, tinha como líder um chefe da Polícia Municipal de Lisboa que, com mais três comparsas, ficou em prisão preventiva. Sabe-se que haverá mais profissionais de órgãos de segurança pública, PSP, GNR e até militares que mancham a honra e prestígio das suas corporações. Lembram-se do Movimento Zero, o movimento inorgânico criado em 2019 por polícias ligados à extrema direita e que tantas preocupações causou entre os democratas? Este MAL só vem demonstrar que as preocupações tinham razão de ser. Um grupo como este, com tão alto nível de organização e armado, preocupa muito Luís Neves, diretor da PJ.
Posso andar distraído com outras guerras, mas não dei conta que Montenegro, com a firmeza que mostrou na comunicação oficial e solene sobre o problema da imigração, em defesa da segurança dos cidadãos e das instituições, tenha vindo garantir a esses mesmos preocupados cidadãos que podem continuar a ter confiança nas forças de segurança. Que tudo será feito para combater, dentro destas instituições, a ideologia nazi, o discurso de ódio e a xenofobia.
E, para amenizar, fecho com a boa música com que os Slbicastrenses foram presenteados no final de tarde de domingo no Festival Sabores de Perdição. Para além de trazer nomes sonantes da música popular portuguesa, a autarquia teve o mérito de fazer divulgar aos albicastrenses e visitantes o trabalho de grande qualidade que o Conservatório Regional tem realizado. Um Concerto de Verão, com cerca de 400 músicos em palco dirigidos pelo maestro Bruno Cândido, e um muito adequado programa, com obras que muitos dos presentes já conheciam do cinema, de grandes compositores como John Williams, Vangelis ou Ennio Morricone.