30 outubro 2013

Aluno da EST colocado em empresa de telecomunicações de Angola

Est telemoveis.jpgWanderson Vigario, que se diplomou na Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, vai integrar o departamento de planeamento da rede móvel da empresa de telecomunicações Unitel, sedeada em Luanda.
Depois do estágio de três meses na empresa angolana como aluno finalista da EST, onde desenvolveu tarefas técnicas de instalação, teste e configuração de equipamentos de rede e antenas de telemóveis na província do Bié, sob a supervisão de quadros técnicos da Huawei, Wanderson Vigario vai ficar a trabalhar em Luanda como engenheiro de planeamento na maior empresa de telecomunicações de Angola, com nove milhões de clientes e detida em 25 por cento pela Portugal Telecom.
O estágio de Wanderson Vigario foi sobretudo um trabalho no terreno, passando agora para o departamento responsável pelo projeto da rede, que define, por exemplo, os sítios onde serão colocadas as antenas dos telemóveis, calcula a cobertura de cada antena através de modelos de propagação do sinal rádio, determina  os parâmetros de configuração das antenas de modo a obedecer a critérios de qualidade (boa cobertura e capacidade-velocidade de acesso à Internet). Em suma, depois de ter efetuado um trabalho de saber fazer, Wanderson Vigario vai agora passar para a parte de projeto/engenharia e desenho da rede, onde são necessários mais conhecimentos técnicos.
Atualmente existe por parte do governo Angolano uma estratégia de forte investimento na infraestrutura da rede de telecomunicações. Um dos projetos mais emblemáticos é a construção de um cabo de fibra ótica submarino com cerca de seis mil quilómetros e que vai ligar Angola ao Brasil em 2014. Outra prioridade é o alargamento da rede de telemóveis e acesso à Internet de banda largar a todas as províncias de Angola. Estes investimentos, associados à abertura do mercado a operadores privados de telecomunicações, estão a fomentar uma forte procura de quadros técnicos na área das telecomunicações.
De referir que a EST recebe desde há vários anos alunos angolanos que vêm fazer formação superior na área da Engenharia. O projeto de Wanderson Vigario foi orientado pelos docentes Paulo Marques e Rogério Dioniso.

 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
29/10 a 31/10
Do Papel à LetraMuseu do Canteiro, Alcains
29/10 a 01/11
Membranas MutáveisCastra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
tituloNoticia
31/10 a 02/11
Galeria dos SustosCentro Cívico de Castelo Branco
01/11
03/11 a 07/11
11/11

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video