4 dezembro 2013

Vila velha de Ródão homenageou ex-autarca, Maria do Carmo Sequeira
“Sempre serviu sem se servir como poucos o fizeram”

“Nenhum dever é mais importante que a gratidão. Eu sinto essa gratidão por vocês. Quem não gostaria de ter a sorte com todas estas pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida? Obrigada a todos”.
Foi desta forma e com a voz toldada pela emoção que Maria do Carmo Sequeira se dirigiu a um pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, repleto de gente que se quis associar à homenagem à ex-autarca, sábado.
Maria do Carmo Sequeira voltou a agradecer a presença de todos e também daqueles que mesmo ausentes, fizeram questão de lhe endereçar mensagens de amizade e apreço, como foi o caso do comendador Joaquim Morão, também ele ex-autarca e amigo de longa data ou do atual presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que se fez representar na homenagem, pela vereadora Maria José Baptista.
A ex-autarca de Vila Velha de Ródão, que agora se dedicou a atividades de cariz social, fez uma “curta viagem” pelo seu já longo percurso político, que além de incluir 12 anos como líder do município de Vila Velha de Ródão, tem ainda dois mandatos como deputada eleita pelo Partido Socialista (PS) na Assembleia da República, pelo Círculo de Castelo Branco.
E como a própria homenageada fez questão de sublinhar, nestas alturas quem fala “exagera sempre um pouco”. E foram muitos aqueles que quiseram dar o seu testemunho e expressar o apreço que têm por Maria do Carmo Sequeira, realçando as suas qualidades humanas, políticas e profissionais.
Luís Pereira, o atual presidente do município de Ródão, que acompanhou a ex-autarca ao longo dos últimos 12 anos, fez questão de realçar a forma como Maria do Carmo Sequeira conduziu a autarquia, de uma forma sempre muito próxima das pessoas e com um grande humanismo. “Reconhecimento e estima. São estes os dois sentimentos que hoje aqui nos unem”, disse Luís Pereira.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão sublinhou ainda a forma como a ex-autarca sempre esteve na política, marcando-a pela positiva. “Honra-me muito ter estado com ela e foi um privilégio acompanhá-la ao longo dos últimos 12 anos”.
O autarca disse também que espera dar continuidade ao trabalho de Maria do Carmo Sequeira e seguir o seu exemplo.

“Homenagem merecida”
António Carmona Mendes, atual presidente da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, leu uma mensagem que Joaquim Morão enviou para Maria do Carmo Sequeira, associando-se “à mais do que merecida homenagem” que Vila Velha de Ródão presta a Maria do Carmo Sequeira. O comendador e ex-autarca, referiu ainda que “foi um privilégio estarmos juntos em muitas lutas em defesa das nossas terras” e principalmente “na defesa deste Interior que os sucessivos governos querem prejudicar com o sistemático fecho de serviços, tornando-nos cada vez mais pobres”. Joaquim Morão disse ainda que Maria do Carmo Sequeira, “fez obra, estruturou um projeto para a afirmação do seu concelho, moder- nizou o Concelho, foi uma excelente presidente de câmara e merece de todos nós uma grande admiração”.
Por seu turno, António Carmona Mendes, com a voz embargada pela emoção, em nome da comissão organizadora, agradeceu a presença de todos nesta homenagem a uma autarca “que sempre serviu sem se servir como poucos o fizeram”.
O autarca sublinhou ainda que o maior elogio que podia dar a Maria do Carmo Sequeira, “dei-lho enquanto a acompanhei na vida autárquica. Pessoalmente, dei-lho sendo aquele amigo que lhe disse sempre aquilo que pensava e não, por vezes, aquilo que ela gostaria de ouvir. Penso que essa foi, dentro da minha lealdade como pessoa e autarca, o melhor elogio e homenagem que lhe poderia ter prestado”, referiu.
António Carmona Mendes disse que não falaria de Maria do Carmo Sequeira como autarca. Isto porque aquilo que o Concelho era antes dela chegar e o que é hoje está à vista de todos e a vossa presença aqui é a maior prova daquilo que ela foi como autarca”.
Preferiu realçar a ex-autarca como mulher e disse que “o mais importante para mim foi o privilégio de ter podido crescer politicamente e como homem, trabalhando para Vila Velha de Ródão com a Maria do Carmo”.

Abraço de Sócrates
Por seu turno, Maria José Baptista, que esteve em representação do presidente da Câmara de Castelo Branco, leu uma mensagem, onde Luís Correia refere que “não podia deixar de se associar a esta homenagem” à ex-autarca rodense, sublinhando ainda que se trata de uma pessoa que sempre pugnou pela defesa deste território.
Luís Correia expressou todo o seu apreço e desejou a Maria do Carmo Sequeira as maiores felicidades neste novo ciclo da vida da ex-autarca.
Os deputados socialistas, Hortense Martins e Fernando Serrasqueiro, também estiveram presentes e quiseram pessoalmente prestar a sua homenagem. Hortense Martins disse mesmo que Maria do Carmo Sequeira foi uma autarca “que orgulhou o PS e todas as mulheres”, realçando também todo o trabalho que desenvolveu em prol das pessoas e do Concelho.
“Também como deputada, nunca se esqueceu do nosso Distrito e da sua terra. Deixou a marca do PS naquilo que fez e que defendeu. Soube valorizar o Concelho e lutar contra as adversidades”, disse Hortense Martins.
Por seu turno, Fernando Serrasqueiro disse não ser fácil falar da homenageada, “uma amiga e parceira de luta” e realçou a intervenção cívica que começou muito cedo.
“A ideia que fica da Maria do Carmo é de uma mulher de força, de grandes capacidades, uma mulher do Mundo”.
O deputado do PS realçou ainda todo o trabalho que a ex-autarca dedicou à região e sublinhou que “quem tem uma presidente como a Maria do Carmo é difícil não gostar dela”.
A terminar, Fernando Serrasqueiro transmitiu ainda um abraço do ex-Primeiro-Ministro, José Sócrates, à ex-autarca.

04/12/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video