Sobe para quatro o número de pessoas internadas em Castelo Branco
Hospital Amato Lusitano recebe mais um doente infetado com legionella
Os casos de doentes infetados com a bactéria da legionella no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco (HAL) subiram para quatro, depois de ter dado entrada na passada sexta-feira, mais uma pessoa infetada.
Em comunicado, emitido na passada segunda-feira, o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco informa que se encontram internados no HAL, quatro doentes por pneumonia por legionella, sendo que três estão no serviço de “Medicina 1” e um outro doente encontra-se nos cuidados internsivos.
O CA da ULS de Castelo Branco adianta ainda que o quarto paciente a ser internado,“foi admitido na sexta-feira (14 de novembro)” sendo também oriundo “da região de Vila Franca de Xira”.
“Os doentes apresentam sinais de ligeira melhoria, mantendo-se a todos uma vigilância estreita”, refere o comunicado.
A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada no dia 7 de novembro, no concelho de Vila Franca de Xira e os primeiros casos registados em Castelo Branco, deram entrada no HAL nos dias 8 e 9 de novembro, seguindo-se o internamento de uma terceira pessoa no dia 10 de novembro.
Este último doente foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), no dia 11 de novembro, “por sinais de fadiga respiratória”.
A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.