VEÍCULOS JÁ PRETENCIAM À CORPORAÇÃO E FORAM REMODELADOS
Câmara entrega novas viaturas aos Bombeiros
Os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco receberam, na passada quarta-feira, dia 23, do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, as chaves de duas novas viaturas. Trata-se de um Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI) e de um Veículo de Comando Operacional Tático (VCOT), com os quais a corporação albicastrense pode agora contar, após melhorias e modificações técnicas, que de acordo com o Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro, Rui Esteves, “permitem a sua utilização mais eficaz e rápida em ocorrências no Aeródromo e também na Zona Industrial de Castelo Branco”.
Rui Esteves salienta que o VECI “é uma mais-valia para uma ocorrência específica (Aeródromo), mas também é muito importante para a Zona Industrial, pois tem uma grande quantidade de pó químico seco, que pode ser igualmente utilizado na Zona Histórica”, acrescentando ainda que o veículo tem “uma grande capacidade de intervenção de espumífero”.
Realça que “estes veículos são a prova de que não há necessidade de se adquirir sempre veículos novos”, defendendo que “face a uma nova necessidade dos bombeiros, por exemplo, terem disponíveis viaturas para o combate aos acidentes com aeronaves, é possível adaptar um veículo já existente na corporação”, co-mo aconteceu em relação ao VECI.
Na conferência de Imprensa que antecedeu a entrega das chaves e uma visita guiada para explicar as especi- ficidades dos novos veículos, principalmente do novo camião, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, Manuel Eusébio, agradeceu à Câmara de Castelo Branco a ajuda prestada, lembrando que sem ela “não seriam possíveis estas melhorias nos meios de socorro do Bombeiros”.
Por sua vez, Luís Correia elogiou o trabalho que tem sido feito através da parceria entre a Câmara e a Associação, e afirma “ter consciência dos frutos deste trabalho desenvolvido”. Reitera que uma “corporação de excelência como a de Castelo Branco precisa de equipamento também de excelência, tal como demonstram os resultados que vem apresentando”. Destaca ainda o facto do novo camião não ter sido comprado, mas sim “remodelado e modificado”, reaproveitando-o e mostrando-se atento aos gastos que o erário público pode fazer.
A par da entrega de viaturas foram ainda distinguidos com diplomas os 12 bombeiros que estiveram no primeiro curso de Formação para Operador de Serviço Básico de Salvamento e Luta contra Incêndios em Aeronaves, ou seja, um curso de formação que é considerado pelo comandante Rui Esteves como “o primeiro passo e tão importante quanto a existência dos veículos”.