PARA ENFRENTAR OS OBSTÁCULOS E DESAFIOS DO FUTURO
“É fundamental contaminar os alunos com a cultura do empreendedorismo”
“É fundamental contaminar os alunos com a cultura do empreendedorismo”, afirma Francisco Banha, que é CEO da GesEntrepreneur, empreendedor e professor universitário nesta temática.
A afirmação foi proferida na passada quarta-feira, dia 2, na conferência subordinada ao tema Empreendedorismo, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no âmbito da ação Empreendedorismo nas Escolas da Beira Baixa, inserida no projeto Empreendedorismo em Rede na Beira Interior Sul, Criar, Arriscar, Empreender.
Na conferência, que decorreu no auditório da Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, o presidente da Comissão Administrativa Provisória deste, António Carvalho, realçou que “é muito importante os alunos estarem despertos para o que é o empreendedorismo”.
António Carvalho aproveitou para destacar que a Escola Cidade de Castelo Branco, vai desenvolver, durante as férias da Páscoa, a iniciativa 9º Ano e Agora, no qual os alunos passam algum tempo em empresas, para perceberem como estas funcionam e prepararem-se para essa realidade”.
Por seu lado, Francisco Banha começou por realçar que aquilo que se pretende é “contribuir para que os jovens tenham uma atitude positiva perante os obstáculos e desafios que se lhes vão apresentar”.
Francisco Banha defende que a palavra empreendedorismo “não é nada de novo”, exemplificando que “os homens que viviam nas cavernas, se não saíssem delas para caçar, nós não estaríamos aqui”, pelo que isso já era empreendedorismo.
Mais à frente, Francisco Banha falou de jovens que “todos os dias me surpreendem, jovens com iniciativa”, para concluir que “a questão é ter iniciativa”, embora não deixe de sublinhar que os jovens, “naturalmente, têm que ser estimulados e apoiados”.
Matéria em que destacou, por exemplo, que “menos de cinco por cento dos jovens da União Europeia (UE) têm acesso a este programa que está aqui a ser desenvolvido”, o que é considerado um bom ponto de partida.
AT