Investimento de 1,5 milhões de euros
Vila Velha de Ródão ganha novo espaço de turismo rural
Vila Velha de Ródão tem, desde dia 25 de julho, um novo espaço de turismo rural. Trata-se da Herdade da Urgueira, que se localiza na Freguesia de Perais, em Vale de Pousada.
O espaço, inaugurado pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, contou com um investimento de 1,5 milhões de euros, com os capitais próprios da família Lourenço e de três candidaturas ao programa Leader/Proder, gerido pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES), com um apoio na ordem dos 500 mil euros, os quais permitiram a recuperação de um antigo casario da Herdade da Urgueira e a criação, numa fase inicial, de seis postos de trabalho.
Aproveitando o potencial do Concelho, o empreendimento foca-se no olivoturismo, onde a oliveira, o olival e o azeite assumem particular destaque.
O complexo turístico compreende sete apartamentos temáticos, nos quais são descritas as fases do processo relativo à olivicultura.
Conta também um restaurante com vista para a albufeira, dispondo ainda, para os amantes da pesca, de duas barragens com concessão para o desporto.
Para o promotor, Carlos Lourenço, “este projeto é a concretização de um sonho antigo”, sendo que, na sua opinião, a Herdade não só tem condições ímpares para o turismo rural, com uma oferta diversificada, como também funciona como um complemento à atividade agrícola. Um dos seus objetivos passa pela aposta na produção de produtos regionais na própria Herdade, indo desde os ovinos até aos queijos e azeite, os quais já lhe valeram a conquista de vários prémios a nível nacional.
Joaquim Morão, presidente da ADRACES, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do mundo rural, elogiando ainda as qualidades do promotor, afirmando que “as nossas terras precisam desta gente, do exemplo empreendedor da família Lourenço, que arrisque e que seja capaz de fazer mais e melhor. É para isto que todos os dias a ADRACES trabalha: para colocar os meios comunitários ao dispor de uma estratégia de desenvolvimento regional e dar respostas à criação de dinâmicas económicas no espaço rural”.