Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
180 alunos distinguidos por mérito, valor e excelência
O Agrupamento de Escolas de Amato Lusitano (AEAM), de Castelo Branco, realizou, dia 15 deste mês, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, a cerimónia do Dia do Diplomado, no decorrer da qual se procedeu à entrega dos prémios de mérito, valor e excelência aos alunos de todos os níveis de ensino.
Na sessão de abertura, o diretor do Agrupamento, João Belém, salientou a importância e o envolvimento de toda a comunidade escolar para o sucesso dos alunos e considerou que “esta iniciativa é o reconhecimento do esforço pelo trabalho desenvolvido e um incentivo para outros prosseguirem o mesmo caminho rumo ao sucesso”.
Opinião que também foi sustentada pelo presidente do Conselho Geral, João Goulão, ao referir que estes prémios “não se prendem só com o reconhecimento da excelência do desempenho escolar dos alunos, mas também valorizam o trabalho de todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para a qualidade das aprendizagens e para a formação dos jovens como cidadãos responsáveis”.
Presente na cerimónia, o diretor dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte, realçou igualmente o trabalho desempenhado pelos docentes na prossecução do sucesso e deixou uma mensagem aos alunos presentes, ao salientar que “atinge-se o mérito com trabalho, exigência e vontade de chegar mais longe, e deste modo, teremos os cidadãos que o País precisa para o dia de amanhã”.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, relembrou o facto de ter sido aluno da escola-sede do Agrupamento e reiterou a disponibilidade para continuar a colaborar com o Agrupamento, destacando a importância das instituições locais na dinâmica das escolas e terminou a sua intervenção, desejando “um ano de trabalho profícuo, com resultados excelentes”.
Depois da sessão de abertura, a cerimónia continuou com a entrega dos diplomas, tendo sido atribuídos 70 prémios de excelência e 110 prémios de mérito e valor.
Com o Prémio de Mérito foram distinguidos dois alunos, que foram Gonçalo Tavares, do 12º CSE, como o melhor aluno do 12º ano dos Cursos Científicos Humanísticos; e Marisa Laranjo, do 12º do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva, como melhor aluna do 12º ano dos Cursos Profissionais.
Os Prémios de Excelência valorizaram os alunos que se destacaram no domínio curricular, enquanto os Prémios de Valor distinguiram os alunos que nas áreas extracurriculares revelaram grandes aptidões ou atitudes exemplares e participaram de forma meritória em concursos e atividades promovidas por entidades externas à Escola.
Este ano, o Agrupamento foi distinguido com mais dois prémios de duas entidades externas.
Assim, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através do seu diretor, Carlos Maia, reconhecendo o valor e a qualidade de ensino do Agrupamento, premiou os dois melhores alunos de cursos profissionais que ingressaram, este ano, nessa instituição, que Tiago Filipe e Rafaela Luís, que ficarão isentos do pagamento de propinas durante um ano.
O Rotary Club, representado pelo presidente, Carlos Borrego, atribuiu um prémio no valor de 500 euros ao melhor aluno do Ensino Secundário da cidade, José Alberto Ferreira, do 12º CSE.
Em dia de festa não faltou também a animação através de um grupo de acordeonistas, alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco, bem como um momento de dança oriental pela professora desta modalidade da Escola Silvina Candeias e a uma demonstração do clube de judo da EBI João Roiz.
De referir, ainda que a cerimónia foi tecnicamente preparada e supervisionada pelos alunos do Curso Profissional de Multimédia, fazendo com que fosse transmitida em direto, via Internet, possibilitando o acompanhamento da entrega dos prémios a partir de casa.