29 julho 2015

CASTELO BRANCO ESTRATÉGIA DE FUTURO
Luís Correia rejeita “críticas fáceis”

Camara plano 02.jpgO presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, veio a público defender a importância e o valor do programa Castelo Branco Estratégia de Futuro, que foi apresentado dia 7 deste mês, tratando-se de um documento que define em três áreas complementares o planeamento futuro para o Concelho a médio e longo prazo. Pelo meio não deixou de rejeitar as “críticas fáceis” que foram feitas ao documento.
Luís Correia começou por afirmar que “esta estratégia vem no seguimento do que é a nossa ideia para o futuro do Concelho” e relembrou que “o documento foi entregue aquan- do da campanha eleitoral das Autárquicas”.
Tudo, para avançar que, “o que fizemos agora foi, no fundo, fazer um trabalho de planeamento, com técnicos conceituados” e avança que “tínha- mos a noção que tínhamos que fazer um trabalho estratégico para o Concelho, sendo um trabalho em que tivemos o cuidado de ir buscar técnicos conceituados, embora muitas das ideias sejam nossas”.
O autarca defende que “só assim podemos fazer o desenvolvimento do Concelho” e destaca que “tivemos a coragem de fazer um planeamento e de o apresentar à população, com pessoas credíveis, tratando-se de um trabalho aberto a sugestões, para o podermos concretizar melhor”.
Luís Correia sublinha que também “temos a perspectiva das candidaturas ao próximo quadro comunitário”, para assegurar que “tudo isto está concretizado como deve ser e, por isso, temos recebido elogios das mais diversas áreas”.
Acrescenta que “a grande preocupação é dizermos a toda a gente o que é o enquadramento institucional e que temos uma linha estratégica e um pensamento para o Concelho”.
Perante isto, não esconde que “lamentamos que facilmente se critique um trabalho com esta valia técnica, com este objectivo”, reforçando que ao “criticar técnicos como estes, um trabalho com este enquadramento e valia técnica, não se está a defender os interesses do Concelho, mas sim a prejudicar este trabalho, que é muito sério”.
Mais à frente reforça que “fomos os primeiros a apresentar este trabalho e fomos elogiados por isso mesmo, porque tivemos a coragem de fazer esse trabalho a tempo e de o apresentar à população”.
Por isso, sublinha que “só quem não quer entender estes documentos é que não entende a sua mais-valia”, pelo que “lamento a crítica fácil de algumas pessoas”.
Confrontado com as críticas feitas ao documento pelo Partido Social Democrata (PSD), Luís Correia afirma que “não as quero comentar”, mas sempre adianta que “vejam a valia técnica e a credibilidade dos técnicos e equipas que fazem este trabalho, quando comparadas com as críticas fáceis que foram feitas.
Afirma ainda que “estes três técnicos”, referindo-se a Augusto Mateus, Jorge Gaspar e José Manuel Simões, “acharam por bem fazer uma apresentação com a presença de outras pessoas conceituadas que os podiam criticar”, para avançar que “não sei qual é o objectivo das críticas feitas a estes estudos”, concluindo que “valem o que valem e não servem os interesses de Castelo Branco”.
O autarca frisa ainda que este “foi um trabalho aberto durante toda a sua execução”, pelo que “o PSD teve todo o tempo para fazer as suas propostas e tem agora e no futuro”.

28/07/2015
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video