A APRESENTAÇÃO TEM LUGAR DIA 20, A PARTIR DAS 16 HORAS, NO CCCCB
Orfeão de Castelo Branco lança livro comemorativo
O Orfeão de Castelo Branco apresenta, dia 20 deste mês, a partir das 16 horas, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), o livro da autoria da historiadora Adelaide Salvado que comemora os seus 50 anos de existência.
Recorde-se que o Orfeão de Castelo Branco nasceu no Clube de Castelo Branco, em 1957, tornando-se Associação Cultural independente em 1973.
O Orfeão teve como seu primeiro regente o padre Horácio Nogueira. Atualmente é regido pelo maestro Rui Barata.
Pelos seus relevantes serviços, em outubro de 1986, Dia Mundial da Música, foi agraciado pelo Governo Português com a Medalha de Mérito Cultural, tendo, no mesmo ano, recebido a Medalha da Cidade de Castelo Branco.
O Governo Civil do Distrito de Castelo Branco atribuiu-lhe, em dezembro de 2007, o Diploma de Mérito Cultural.
Também no âmbito das comemorações do 237º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade, foi novamente agraciado no dia 20 de março de 2008, com a Medalha de Ouro da Cidade.
A nível internacional, o Orfeão obteve a medalha de bronze no Festival do Advento, em Praga, na República Checa, em 1999.
Participou em inúmeros encontros, intercâmbios e festivais de coros em Portugal continental e ilhas, assim como no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Itália, República Checa e Brasil. Tem dois CDs editados, participando ainda num CD de Natal, conjuntamente com outros coros da Região Centro.
Todos estes acontecimentos e outros momentos importantes da vida do Orfeão foram coligidos na obra a ser editada.