7 de dezembro de 2016

COM O APROXIMAR DO NATAL
Penamacor Vila Madeiro está de regresso

Em Penamacor, com o aproximar do Natal, estão de regresso as tradições desta quadra festiva.
Assim, também está de regresso Penamacor Vila Madeiro.
Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do Concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar reúnem-se para arrancar, cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira do Menino Jesus.
O programa começa hoje, quarta-feira, com os jovens a irem para a floresta e a abaterem as árvores secas ou afetadas por doença, previamente marcadas pelos doadores. Nessa noite, no campo, acontece o primeiro grande momento da saga do Madeiro, com os amigos e população a juntarem-se ao arraial montado em redor de uma fogueira. O vinho corre pelas gargantas e os cânticos elevam-se ao céu em torno das chamas crepitantes. A animação segue até de madrugada entre um copo e uma febra grelhada, para que o ânimo não esmoreça e as forças não faltem de manhã, quando chegar a hora de carregar e transportar o Madeiro  para a vila.
Ao início da tarde de amanhã, quinta-feira, a multidão acorre à rua para saudar o cortejo de tratores e camiões, com os jovens empoleirados nos troncos, cantando e dando urras, acompanhados à concertina.
O grande monte de madeira é então depositado no adro da Igreja e aí ficará até à noite do dia 23, pronto para ser ateado.
Entretanto, hoje, quarta-feira, às 14 horas abre o Mercado de Natal.
Às 15 horas é inaugurado o Penamacor – Vila Madeiro, com uma visita à exposição de fotografia Penamacor – Vila Madeiro e atua o grupo Seven Dixie.
Também a partir das 15 horas, na Praça Vila Madeiro, pode ser visto o presépio ao vivo e às 17 horas atua o grupo Celtitando.
A partir das 22 horas, no Recinto da Senhora do Incenso, atua a tina académica Já B’UBI & Tokuskopus, o Rancho Folclórico de Penamacor e o Grupo de Cantares de  Pedrógão de São Pedro, enquanto a partir das 24 horas atua o grupo Minhoto Marotos.
Amanhã, quinta-feira, às 11h30, atua o Grupo de Bombos da Associação Cultural e Lazer de São Sebastião do Barco.
O desfile do Madeiro está marcada para as 13h30 e ao longo do dia há animação de rua com Os Amigos da Concertina, às 15 horas, Pifaradas e Gaitadas de Álvaro Pessoa, às 16h30, grupo Celtitando, às 21 horas, e Marchinha do Botequim, às 22h30.
Sexta-feira, às 10 horas, tem início o Orimadeiro – 1ª Prova de Orientação na Floresta.
Às 14 horas há animação de rua com o grupo Ronca e Passa.
A partir das 16 horas realiza-se a palestra A felicidade em qualquer idade e às 17h30 é apresentado o livro A Mimi e a Fada Flora, de Fernando Catarino.
O Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão atua a partir das 20 horas e às 22 horas há animação de rua com o grupo Marcha do 31.
Sábado, a animação ao longo do dia será assegurada pelo grupo de percussão Os Chibatas, às 14 horas, Oli & Mary e animadores itinerantes, às 15 horas, grupo Zaragaitas, às 16 horas, Ensembble de Acordeões, às 17 horas, e Concertinas da Gardunha, às 18 horas.
Domingo, a partir das 14h30, realiza-se uma arruada pela Banda da Aldeia de João Pires e haverá animação com Oli & Mary e animadores itinerantes, às 15 horas, e o grupo de concertinas Amigos da Alegria, às 15h30.

07/12/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video