13 de dezembro de 2017

CENTRO DE EMPRESAS INOVADORAS EM AÇÃO
Projeto Coolworking incentiva empreendedorismo nos mais novos

O CEi - Centro de Empresas Inovadoras, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, está a desenvolver o Coolworking, projeto piloto e inovador de empreendedorismo infantil e juvenil, com o objetivo principal de promover a-ções que desenvolvam o espírito empreendedor nos alunos das escolas do Concelho.
O projeto pretende estimular os alunos do 4º ano, 2º ciclo e do Ensino Secundário a desenvolverem ideias ou projetos empreendedores. Neste momento, e após ter sido lançado no início deste ano letivo, o Coolworking conta com mais de 350 jovens, divididos por quatro áreas de atividades, conforme o seu nível escolar.
Os alunos do 4º ano, vão ter aulas de empreendedorismo infantil em contexto de sala de aula, a acontecer quinzenalmente nas escolas dos agrupamentos de escolas Afonso de Paiva, Amato Lusitano e Nuno Álvares. A ajudar na dinamização destas aulas, vão estar as mascotes Nega, Mega e Ega, que vão explicar-lhes o que é o empreendedorismo.
Já no 2º ciclo, o MeetUp - Clube de Empreendedorismo, vai funcionar quinzenalmente nas instalações das escolas parceiras. Sendo composto, por aulas práticas, onde serão lançados desafios aos alunos relacionados com o treino de conceitos de empreendedorismo e ainda o concurso interativo O Meu Canal é o Tal, que tem como objetivo aliar conceitos de empreendedorismo com a aplicação de novas tecnologias.
No Secundário, os jovens vão ser desafios a participarem em três BootCamp – Desafios de 36 horas (Non Stop), onde são confrontados com dilemas diversos no sentido de terem permanentemente de tomar decisões. O objetivo é o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, do trabalho em equipa e do espírito empreendedor, facilitando-lhes o acesso a um conjunto de competências que serão fundamentais à sua futura vida profissional.
O Coolworking, é uma iniciativa apoiada pela autarquia de Castelo Branco, e segundo o presidente Luís Correia “é nestas idades que temos o dever de incentivar e cultivar nos mais jovens um pensamento empreendedor, um espírito crítico e a capacidade de comunicação.”
Para o autarca, estar a estimular e dar noções de empreendedorismo aos mais jovens, vai ao encontro dos princípios e da estratégia definida pela Câmara de Castelo Branco de apoiar empreendedores e empresas no processo de desenvolvimento das suas ideias de negócio, transformando-as em realidades empresariais.

13/12/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
30/05
Baião d’OxigénioCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video