EXPOSIÇÃO NO MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Museu relembra viagem de Leite de Vasconcelos na Beira
Em 1916 Leite de Vasconcelos, o fundador da arqueologia e da etnografia portuguesa e uma das figuras mais importantes da intelectualidade de então, percorreu a Beira Baixa numa viagem que teve o seu centro em Castelo Branco. Grande mestre do fundador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, Leite Vasconcelos, visitaria alguns dos locais emblemáticos do património regional como Monsanto, Idanha-a-Velha, Castelo Novo e a Serra da Estrela, recolhendo documentos e matérias de interesses etnográfico e histórico.
A exposição De terra em Terra. Itinerários Leiteanos da Beira – Uma Revisitação Fotográfica, organizada pela Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e pelo Museu Arqueológico do Fundão e da Covilhã e que é inaugurada sexta-feira, às 18h30, no Museu, é uma evocação desse primeiro périplo de registo do património regional da Beira Baixa.
Comissariada por por Filomena Barata e por Pedro Salvado a mostra apresenta obras de Carlos Matos, Manuel Veloso, António Neves Dias, Diamantino Gonçalves, Pedro Mendonça, Luís Agostinho, Pedro Flávio, Pedro Galhano e Ana Pinto.
Segundo os comissários este projeto transversal a vários municípios vai ser trabalhado numa lógica de turismo cultural comum, unindo territórios, investigadores e associações e será apresentado em 2018, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.