UMA PROVA DURA QUE DECORREU ATÉ AO DIA 29 DE JULHO
Portugal Ultramarathon Beira Baixa partiu de Penamacor
Partiu de Penamacor, no dia 26 de julho, a Portugal Ultramarathon Beira Baixa, prova que conta com 59 atletas de dez nacionalidades diferentes, de locais tão distantes como o Japão ou os Estados Unidos. Este desafio, que já vai para a IV edição, decorre até ao dia 29 de julho. A Portugal Ultramarathon (PT281) Beira Baixa, uma das maiores distâncias do mundo, atravessa uma natural paisagem, percorrendo concelhos como Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco, em Portugal. Um percurso com 281 km desenhado por trilhos florestais e pedestres, caminhos rurais e estradas de asfalto, com passagem pelo Geopark Naturtejo, castelos, Aldeias de Xisto e praias fluviais. Este é um duro desafio físico que os inscritos terão que concluir, guiados por GPS, no máximo em 66 horas.
O percurso é feito de forma contínua, com partida de Penamacor e passagens pela Serra de Malcata, Monsanto e Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Tejo internacional, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão, Oleiros pelos Trilhos dos Apalaches, Proença-a-Nova e com final em Castelo Branco. Em Penamacor, a prova teve partida em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, passou pelo Jardim da República, em direção ao antigo quartel, seguindo em direção à Zona Histórica da vila e à Aldeia de João Pires. Os participantes fizeram um briefing no Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal e tiveram direto a um reforço alimentar no Jardim da República. A organização é da Horizontes e tem o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Penamacor.
O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites, desejou aos atletas boa sorte e disse esperar que esta seja a primeira de muitas visitas, aconselhando os participantes a desfrutar da fantástica paisagem natural do concelho.