20 de março de 2019

CASTELO BRANCO ASSUME PRESENÇA FORTE NA BTL
“Estamos prontos a receber todos os que nos queiram visitar”

A Câmara de Castelo Branco esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 13 e 17 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa, com um stand próprio, o que aconteceu pela primeira vez.
A participação no certame teve como objetivo dar a conhecer as potencialidades do Concelho de Castelo Branco, com este palco a ser aproveitado pela autarquia para dar a conhecer algumas novidades.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia,sempre acompanhado pelas mascotes do Concelho, o Albi e a Leuca, realçou que “Castelo Branco, a capital da Beira Baixa, é um segredo guardado, que cada vez mais pessoas têm oportunidade de descobrir”, para mais à frente sublinhar que a participação na BTL com um stand próprio, com “um caráter tão expressivo, mostrando o que de melhor se faz na nossa região, revela também o esforço e o investimento que Castelo Branco tem feito para dinamizar e estimular o turismo no Concelho”.
Tudo, porque para o autarca “o turismo é, para nós, uma aposta clara” e lembrando que “temos um apreciável património de interesse histórico, cultural e paisagístico que, associado à requalificação do espaço público da cidade, às oferta dos espaços culturais, desportivos e de lazer, tornam o Concelho num lugar de forte atração turística”, garantiu que “estamos prontos a receber todos os que nos queiram visitar”.

Rota dos Museus dá
a conhecer o Concelho
Na perspetiva da aposta turística, a Câmara de Castelo Branco apresentou na BTL o produto Rota dos Museus, que consiste numa edição em que são propostas quatro rotas diferentes.
A edição, que tem como imagem de chamada uma foto panorâmica de Castelo Branco, tem ainda em destaque a Cantiga Partindo-se, do Albicastrense João Roiz de Castelo Branco.
No que se refere às rotas, a respeitante a Rota do Bordado, apresenta o Centro de Interpretação Ambiental do Bordado de Castelo Branco, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e o Museu da Seda.
A Rota História dá a conhecer a Casa da Memória da Presença Judaica e Castelo Branco, o Centro de Interpretação do Jardim do Paço e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Já a Rota Contemporânea inclui o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) e o Museu Fundação Cargaleiro.
Por fim, a Rota do Património Industrial apresenta o Museu do Canteiro, em Alcains, e o Mutex – Museus dos Têxteis, em Cebolais de Cima.

Sabores de Perdição
tem muitas novidades
Igualmente apresentada na BTL foi a edição deste ano da Feira dos Sabores de Perdição.
Este é um certame que Luís Correia considera que “é o elevar da valorização do setor agroalimentar para a Região, da valorização daquilo que é a nossa cultura e também uma montra para as nossas potencialidades ao nível da natureza”.
Luís Correia sublinhou que os Sabores de Perdição “é, sem dúvida um certame consagrado no panorama regional, mas queremos que o sejam cada vez mais, a nível na- cional. Foi com essa ambição que inovamos na última edição e é por isso mesmo que vamos continuar a inovar”, para concluir que “este é mais um exemplo da aposta contínua da Câmara de Castelo Branco numa estratégia de diferenciação e de criação de propostas apelativas, que dinamizam e diferenciam o nosso concelho”:
O autarca também anão perdeu a oportunidade de destacar que o certame “revela-se ainda um importante agente da promoção das nossas potencialidades ao nível dos espaços culturais, de natureza, mas, sobretudo, ao nível gastronómico, num ambiente dinâmico, familiar e onde queremos proporcionar momentos únicos para os Albicastrenses, bem como para todos os que nos visitam”.
Com base tudo sito é que o Sabores de Perdição, que nas edições anteriores tinha a duração de um fim de semana, passa a ter um período de funcionamento de dois fins de semana, que compreendem os dias 31 de maio a 2 de junho e de 7 a 10 de Junho.
Também alargado será o espaço em que a Feira decorre. Depois de no ano passado ter ultrapassado o espaço da Devesa, para se estender até à Alameda Liberdade, este ano passa também a incluir a Rua Rei D. Dinis.
Nesta edição uma das preocupações da organização será o ambiente, pelo que será reduzida a utilização de plástico.
Como nas edições anteriores, o cartaz de espetáculos musicais será um dos motivos de atração do público.
Assim, no primeiro fim de semana, dia 31 de maio sobe ao palco David Carreira, seguindo-se dia 1 de junho os Amor Electro e dia 2 de junho atua o Musicalbi e Bandit Casino.
Já no segundo fim de semana, dia 7 de junho atuam os Led On e Blaya, dia 8 de junho os Expensive Soul e dia 9 de junho Richie Campbell.

Castelo Branco já
tem embaixadores
Ainda com o Sabores de Perdição como pano de fundo, foram apresentados os AlbiEmbaixadores, que vão dar a cara por este evento e por Castelo Branco.
Os AlbiEmbaixadores são Daniel Fontoura, Francisco Belo, Ana Hormigo, Joaquim Nicolau, João Diogo (Kikas) e Ruy de Carvalho.
Daniel Fontoura realça que ser AlbiEmbaixador lhe permitirá “conhecer mais pessoas que, como eu, se sentem atraídas por Castelo Branco” e acrescenta que, “como Português, adoro comer”, numa referência aos Sabores de Perdição.
Já Francisco Belo revela o “privilégio enorme de ter nascido em Castelo Branco e conhecer todas as coisas boas que tem para dar”, para garantir que “estou muito contente por estar a representar Castelo Branco”.
Por seu lado, Joaquim Nicolau, depois de recordar que “é natural da Torre, Louriçal do Campo”; afirmou que “contem comigo para a divulgação da nossa terra, mais que não seja levando a pronúncia de Castelo Branco às televisões de Portugal”.
Também João Diogo (Kikas), se comprometeu, como Albicastrense, a representar Castelo Branco onde lhe for possível.
Apesar de não ser natural da Região, Ruy de Carvalho recordou que “vivi cinco ou seis anos na Covilhã e ia muito a Castelo Branco”, revelando que “tanta vez lá foi que sou do Sport Benfica e Castelo Branco”.
No que se refere aos Sabores de Perdição assegurou que “desde pequeno que os conheço” e rematou com “Viva Castelo Branco, Vivam os Albicastrenses. Viva o Benfica de Castelo Branco”.
António Tavares

20/03/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video