Projeto Filosofia para Crianças continua
A segunda edição do projeto Filosofia para Crianças terminou o primeiro período no passado mês de dezembro, continuando, agora, em 2020, quando arrancar o segundo período letivo. Os destinatários são os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.
Recorde-se que a segunda edição do Filosofia para Crianças teve início dia 1 de outubro de 2019, em Penamacor, tendo ido de férias na época natalícia, com o encerrar do primeiro período das atividades letivas. Com o regresso das aulas, é altura dos pequenos filósofos voltarem ao trabalho. A iniciativa decorre até ao final do ano letivo, todas as terças e quintas-feiras, destinada a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e é aplicada em pequenos grupos, contando com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática
Entre outubro e dezembro de 2019, foram trabalhados temas como o valor da imaginação e da criatividade; a importância da leitura; as emoções; a amizade; a gratidão; a diferença e a unicidade de cada um; os direitos das crianças, especificamente o direito à educação; a comunicação e as expectativas; e a convivência social (o eu e o outro; colocar-se no lugar do outro; ver o mundo pelos olhos do outro).
A Montanha de Livros mais Alta do Mundo, de Rocio Bonilla; O Monstro das Cores, de Anna Lennas; Procura-se um Amigo!, de Klaus Baumgarten; As Fadas falam-nos de Gratidão, de Rosa M. Curto; O Lápis Mágico de Malala, por Malala Yousafzai; O Flamingo não quer ser cor-de-rosa, de Ana Oom; O Cão e o Gato, de António Torrado; e A ovelha que fazia Múuuu…, de Isabel Fernandes Pinto, foram algumas das obras trabalhadas, além de terem sido realizadas atividades de quebra gelo, como, por exemplo, a separação das emoções ou a criação de um livro sobre a importância da leitura e da imaginação.
O programa educativo é promovido pelo Gabinete de Ação Social e Educação da Câmara de Penamacor, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e tem como principal objetivo colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas. De realçar que é um projeto que procura responder desta forma, à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis, a concentração e o relaxamento.
O Projeto Filosofia para Crianças surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Câmara de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.