21 DE FEVEREIRO NO CINE-TEATRO AVENIDA
Misericórdia organiza seminário
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco organiza, dia 21 de fevereiro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, o seminário Abordagem holística à pessoa com ferida complexa.
O programa começa às oito horas, com a abertura do secretariado, seguindo-se a apresentação, por Ana Lourenço e Catarina Pires.
Entre as nove horas e as 10h15 decorre a Mesa Redonda 1 subordinada ao tema Feridas complexas: Abordagem Global, moderada por Eugénia Grilo, sendo apresentadas as comunicações Abordagem ao leito da ferida: DIME e Qualidade de vida e controlo da dor na pessoa com ferida.
A Mesa Redonda 2, Abordagem multidisciplinar à pessoa com ferida, decorre das 10h45 às 12 horas e é moderada por Cátia Marques. O papel do fisioterapeuta na prevenção de feridas, A importância da nutrição na pessoa com ferida e O papel do cuidador formal e informal são os temas a apresentar.
Entre as 12 e as 12h30 tem lugar a palestra Desnutrição e complicações: Úlceras de pressão, por Mafalda Quelhas.
Na parte da tarde, das 14h30 às 16 horas, realiza-se a Mesa Redonda 3, Intervenção em feridas complexas, que tem como moderadora Ana Ceríaco. Os temas a abordar são Úlcera da perna: Diagnóstico diferencial, Úlcera por pressão: Conceitos fisiopatológicos, Pé diabético: Neuropatia vs isquemia e A ferida maligna no doente paliativo.
A Mesa Redonda 4, Opções terapêuticas na intervenção à ferida, tem como moderador André Gonçalves. Nela serão abordados os temas A utilização da terapia compressiva na úlcera de perna: Casos clínico, Terapia por pressão negativa na úlcera de pressão e Características do penso ideal: Seleção e utilização.
O encerramento do seminário está marcado para as 17h30.