Cláudia André questiona ministro sobre estradas e transportes
A deputada do Partido Social Democrata (PSD) Cláudia André, eleita pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, questionou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre “a falta de carreiras públicas no Distrito de Castelo Branco, a construção do Itinerário Complementar 31 (IC31), a requalificação da Estrada Nacional 238 (EN238) e a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6)”.
No respeitante ao IC31 “construção amplamente anunciada pelo governo” a parlamentar quis saber “qual a dotação no Orçamento do Estado para a realização da obra e qual a data para o seu início”.
Sobre a EN238, estrada que a parlamentar considera “um eixo rodoviário determinante para melhorar significativamente a acessibilidade dos concelhos da Covilhã, Fundão, Oleiros e da Sertã a Lisboa” Cláudia André questionou Pedro Nuno Santos de forma a saber “se há dotação para a realização de uma obra estruturante e caso exista qual o montante previsto”.
Sobre a conclusão do IC6, ligação Covilhã-Coimbra, a social democrata quis saber se “há dotação para a conclusão da obra e se sim qual o montante previsto”.
Outro dos assuntos abordados pela parlamentar foi “a falta de carreiras públicas no Distrito de Castelo Branco”. Depois de alertar para o facto de “muitas já não terem reaberto depois do encerramento dos tempos de confinamento”, Cláudia André alertou que “a não reabertura colocou em causa a mobilidade de seniores e jovens para hospitais, universidades e outros serviços centrais do Distrito”. Considerando que o que está previsto no Programa Nacional de Investimentos (PNI) para os transportes coletivos são “três mil e 600 milhões de euros para Lisboa e Porto e apenas dois mil e 200 milhões para todo o resto do País” a parlamentar quis saber como pensa o ministro “resolver o problema de isolamento do Interior do País”.
Na resposta Pedro Nuno Santos referiu que a construção do IC31 estará concluída “até dezembro de 2026, pelo menos esta data nós temos, se for possível antes, mas até dezembro de 2026 ela tem mesmo que ser inaugurada”.
Já o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, assumiu que não está prevista nenhuma conclusão do IC6.