DISCUTIDO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Acácias mantêm invasão da Serra da Gardunha
As acácias, também conhecidas como mimosas, continuam a ser um problema na Serra da Gardunha. Tudo, porque até agora o combate a esta planta invasora não tem alcançado resultados.
A questão foi apresentada na Assembleia Municipal de Castelo Branco realizada esta segunda-feira, 30 de setembro, pelo presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Pedro João Serra, eleito pelo SEMPRE – Movimento Independente, ao denunciar que “o plano de erradicação das acácias da Gardunha tem sido um fracasso”.
Uma denúncia que surgiu depois de Pedro João Serra ter começado a sua intervenção com uma referência ao incêndio florestal que no mês de setembro atingiu a Freguesia.
Com os incêndios florestais como pano de fundo, Pedro João Serra realçou que, “passados sete anos, no verão, o Louriçal do Campo está sempre com o coração nas mãos”, para defender que “há que refletir de forma, séria, responsável, as falhas, ano após ano”.
No que se refere às acácias, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, admite que “reconheço que não correu bem (o plano de erradicação)”, para adiantar que foi “aberto um concurso público” e avançar que “a empresa não tinha os meios ou a vontade para fazer o trabalho contratado”, pelo que o problema se mantém. Tudo isto, com Leopoldo Rodrigues a afirmar que em relação à empresa contratada há a possibilidade de avançar com meios judiciais.
António Tavares