Edição nº 1902 - 2 de julho de 2025

CLDS 5G Penamacor + Inclusivo está no terreno

Após cerca de dois anos do encerramento do projeto CLDS 4G Penamacor Inclusivo, chegou, agora, ao Concelho de Penamacor a quinta geração do CLDS. O CLDS 5G que adotou o nome Penamacor + Inclusivo pretende ser uma ferramenta promotora da coesão social, dinamizando um conjunto de ações que tem como objetivo responder aos desafios sociais do território. Neste sentido, o projeto procura promover a capacitação e a empregabilidade, estimular o empreendedorismo, proporcionar qualidade de vida às famílias, às crianças/jovens e aos idosos e contribuir para a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do território.
O projeto, com duração de 48 meses e que teve início a 21 de maio de 2025, tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, ainda em parceria com a Câmara de Penamacor. Trata-se de um programa que procura fortalecer a rede de apoio social, envolvendo diferentes entidades, a par da imprescindível envolvência da comunidade local, capaz de identificar necessidades, bem como implementar soluções eficazes. Além disso, o programa procura assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido da sua geração anterior que, naturalmente, a par da continuidade, apresenta algumas matrizes inovadoras em termos de intervenção, durabilidade e eixos atribuídos ao território em questão.
O plano de ação organiza-se em quatro eixos estratégicos, divididos por 27 atividades. O primeiro é o do Emprego, Formação e Qualificação, que abrange o incentivo à empregabilidade, o desenvolvimento de competências profissionais e a orientação para o autoemprego. O segundo eixo é o do Combate à Pobreza e Exclusão Social das Crianças e Jovens, que inclui o apoio às famílias, a promoção de parentalidade e a garantia de direitos na infância. Um terceiro eixo é o da Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade que abrange ações para idosos, pretendendo o bem-estar, a participação social e o apoio à autonomia. Finalmente, o último designa-se Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Situações de Emergência Social, que prevê uma resposta articulada às vulnerabilidades sociais, aos cenários excecionais e ao fortalecimento comunitário.

02/07/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video