16 outubro 2013

840 participantes
Trilhos da Raia confirmam Idanha-a-Nova como catedral do BTT

Partida BTT.jpgO sucesso da IX Maratona de BTT “Trilhos da Raia”, que decorreu em Idanha-a-Nova no passado domingo, confirmou este concelho como “Catedral do BTT”.
Foi uma imensa mancha de betetistas – 840 no total – que pedalou pelas estradas e caminhos do concelho raiano, ladeada por paisagens de grande beleza e locais de elevado valor patrimonial.
O percurso, nos formatos de maratona (95 km) e meia maratona (50 km), teve início no Largo do Município, em Idanha-a-Nova, e conduziu os participantes até à Barragem Marechal Carmona e pelas aldeias de Alcafozes, Penha Garcia, Monsanto e Idanha-a-Velha. A prova terminou com um almoço de convívio na sede do concelho.
O evento foi organizado pela Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova (ACIN), em parceria com a Câmara Municipal local. Antes de partir para pedalar a meia maratona, o presidente da autarquia, Armindo Jacinto, recordou que o estatuto de Idanha-a-Nova como “Catedral do BTT” é fruto de uma combinação de fatores: a excelência do território para a prática da atividade, o trabalho desenvolvido pela ACIN e o investimento do Município.
“Para além desta prova, temos outros eventos de cicloturismo ao longo do ano, pelo que o concelho de Idanha-a-Nova é muito procurado para a prática de BTT. A Câmara tem investido nesta atividade, quer apoiando a ACIN, quer criando condições para a sua prática, mantendo e desenvolvendo trilhos no concelho”, afirmou Armindo Jacinto.
O autarca recordou ainda a recente criação do primeiro Centro de BTT nas Termas de Monfortinho e anunciou a instalação de outras estruturas do mesmo género na vila de Idanha-a-Nova e na aldeia de Monsanto.
Mas como o objetivo é promover a excelência de Idanha-a-Nova como “destino de BTT no país e no estrangeiro”, também as unidades hoteleiras do concelho vão integrar a rede de alojamentos “amigos da bicicletas”. Ficarão classificadas como “Bikotel”, denominação dada a unidades com boas práticas no acolhimento de ciclistas, que se traduzem num conjunto de serviços.
Entre os participantes da IX Maratona de BTT “Trilhos da Raia” estiveram representadas cerca de 200 coletividades portuguesas e espanholas. Este é um “sinal claro da dimensão nacional e internacional do evento, que hoje é reconhecido com um dos melhores do país”, referiu João Afonso, presidente da ACIN.
Os “Trilhos da Raia” foram, mais uma vez, apadrinhados por Marco Chagas. A antiga glória do ciclismo nacional considera a prova “uma referência do calendário nacional. A sua organização funciona na perfeição e os trilhos, escolhidos anualmente, continuam a agradar a cada vez mais atletas”.

 

16/10/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video