Museu da Geodesia e Museu Municipal
Qualidade cultural certificada pela Herity
O Museu da Geodesia e o Museu Municipal de Vila de Rei receberam, sexta-feira, a Certificação Internacional Herity, numa cerimónia que decorreu no Convento de Cristo, em Tomar.
A Herity é uma entidade internacional, reconhecida pela UNESCO, para a avaliação e certificação da qualidade na gestão do património cultural em todo o Mundo.
Os dois museus vilarregenses fazem parte de uma lista de 26 bens culturais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), dois por cada município pertencente à comunidade, que se tornaram assim nas primeiras infraestruturas em Portugal a fazer parte desta rede mundial que conta já com mais de 240 bens certificados.
Esta certificação surge no âmbito do Projeto Intermunicipal Afirmação Territorial do Médio Tejo, no sentido de promover uma gestão patrimonial de qualidade.
Com esta iniciativa, a CIMT pretende a criação de uma rede patrimonial integrada, com o objetivo de uma melhor gestão do património cultural e da promoção do desenvolvimento da região do Médio Tejo.
Presente na cerimónia de entrega dos certificados, o presidente da Câmara de Vila de Rei, afirmou que “o Museu da Geodesia e o Museu Municipal de Vila de Rei são duas das infraestruturas culturais mais importantes do Concelho de Vila de Rei, recebendo, anualmente, milhares de visitantes”.
Ricardo Aires sublinhou ainda que a entrega deste certificado internacional por parte da Herity, “será certamente um importante meio de divulgação destes bens culturais e de todo o património vilarregense, servindo também como estímulo e reconhecimento perante todo o trabalho realizado na área da cultura”.