IEFP de Castelo Branco promove festa de Natal solidária
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Castelo Branco organizou uma festa de Natal solidária, uma vez que, como é adiantado, uma das suas responsabilidades sociais “vai no sentido de desenvolver atividades que visem a sensibilização do seu público-alvo, no que concerne à responsabilidade social, acionando mecanismos de apoio à comunidade envolvente e incentivando os seus colaboradores e comunidade formativa a participar na recolha de bens essenciais e/ou na execução de serviços de apoio a instituições de solidariedade social”.
Assim, para concretizar estes objetivos as técnicas do Serviço Social lançaram o desafio Árvore Solidária e o concurso Selfie de Turma – Natal 2014.
O desafio Árvore Solidária teve como objetivo promover a recolha de meias, gorros, cachecóis e luvas, que no dia da festa de Natal dos Serviços de Formação, foram entregues à Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e à Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, que se encarregaram de distribuir nesta época natalícia a famílias cujos casais estejam desempregados e em que pelo menos um deles tenha histórico contributivo, ou famílias monoparentais nas mesmas circunstâncias.
Por seu lado, o concurso Selfie de Turma – Natal 2014 apelou à criatividade e união de todos os elementos dos cursos para que juntos conseguissem obter a selfie de turma mais original, subordinada ao tema Natal. O júri foi constituído por uma turma de formandos sorteada entre as que não participaram no sorteio, dois representantes dos formadores, um representante dos funcionários e pelo diretor do Centro de Emprego e Formação de Castelo Branco, Carlos Faria, que decidiram atribuir o primeiro prémio ex-aequo às turmas dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde – 01 (Aprendizagem – Castelo Branco) e Cabeleireiro Unissexo – 01 (EFA PROF – Covilhã), que deste modo ganharam uma visita de estudo, de um dia, a um local à escolha, em Portugal Continental.
No que respeita à festa de Natal, teve início com a exibição do filme Gaiola Dourada, após a qual se procedeu à entrega dos bens recolhidos através do desafio Árvore Solidária.
Antes do lanche de Natal, preparado pelos formandos a frequentar cursos da área da restauração, a música subiu ao palco numa peça da responsabilidade de um grupo de formandos.
Para a coordenadora da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Maria João Ferreira, a iniciativa foi positiva, porque “nós atuamos em rede e procuramos em conjunto ajudar os outros, principalmente os mais carenciados, por isso esta como outras atividades similares realizadas seja por quem for são sempre bem-vindas e positivas. Ao recebermos estes donativos acrescenta a nossa vontade de cada vez interagimos uns com ou outros”.
Por seu lado, a presidente da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, Fátima Santos, afirmou que “ajudamos cerca de 900 pessoas das mais variadas formas, somos confrontados diariamente com situações de pessoas que manifestam as suas carências. Neste contexto, esta iniciativa do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, vem ao encontro do nosso desígnio de ajuda ao próximo. Foi bonito e importante que os formandos e formandas, muitos deles também numa encruzilhada da vida bem difícil, porque estão desempregados, tenham aderido a esta iniciativa solidária aquecendo o coração do seu próximo. Por isso, só posso fazer um balanço positivo”.
Carlos Faria realçou que com esta iniciativa, “por um lado, promovemos uma festa de Natal para todos os que aqui recebem ou ministram formação, que teve um verdadeiro espírito natalício e solidário. Por outro, tivemos outras instituições de reconhecido mérito que marcaram presença e receberam o nosso contributo para um Natal melhor para aqueles que no seu dia a dia vão apoiando”, concluindo que “na verdade, este tipo de iniciativas são importantes, tanto mais nesta época tão especial, mas só é possível realizá-las com o envolvimento e o trabalho de todos”.