Joaquim Martins
“Dai-lhe vós mesmos de comer!”
“Dai-lhe vós mesmos de comer!” – Na Semana Santa que estamos a viver, a Semana Maior para os Cristãos, vem a propósito lembrar a carta pastoral que Dom Antonino, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, dirigiu recentemente, à Igreja Diocesana. Partindo do imperativo de Jesus aos seus discípulos, no fim do sermão da montanha – Dai-lhe vós mesmos de comer! - e ciente como João Paulo II que, para a Igreja ”a mensagem social do Evangelho não deve ser considerada uma teoria, mas sobretudo um fundamento e uma motivação para a Ação”, Dom Antonino desafia a comunidade cristã a empenhar-se “decidida e sistematicamente, no bem-estar individual e coletivo de cada um dos seus membros” pois, se o não fizer nega-se a si própria e não dará testemunho de “uma Igreja realmente comprometida com Jesus Cristo e “perita em humanidade”. Não tornará visível o Evangelho, nem construirá, na caridade, o mundo novo da justiça e da santidade que é o reino de Deus”.
Dom Antonino lembra ainda que “ a assistência social, sendo necessária não é suficiente”, pois os “problemas têm que ser resolvidos nas “causas mais profundas que os originam “e por isso a “ pastoral social há de praticar a denúncia profética, fruto da análise crítica da realidade e da descoberta das causas da injustiça” e não cair na “tentação de converter as suas instituições sócio caritativas em meras organizações não-governamentais dedicadas à prestação de serviços sociais.”; Nem na tentação de, perante as carências, olhar para o lado e inventar desculpas para não agir.
”Só quando formos capazes de partilhar bens e tempo, qualidades e capacidades é que haverá abundância de bens para todos”. – sublinha ainda.
A carta pastoral preocupa-se ainda com os “novos rostos da pobreza”, os “migrantes e refugiados” e o Voluntariado, propondo critérios para caminhar e deixando vários desafios pastorais pertinentes. Entre eles o da FORMAÇÃO (no âmbito do “Projeto + Próximo” da Caritas) nomeadamente, para os membros da Caritas, das Santas Casas da Misericórdia, Centros Paroquiais Sociais e Confrarias.
Na Semana Maior, em que o apelo à reflexão sobre os mistérios da fé é mais intenso, a voz de Dom Antonino é mais um DESAFIO à Igreja e aos homens de boa vontade.