negócios
Portucel compra AMS por 80 milhões de euros
O Grupo Portucel celebrou um contrato de compra da AMS Star Paper, localizada em Vila Velha de Ródão, por cerca de 80 milhões de euros.
A Portucel avança, em comunicado, que no âmbito do seu desenvolvimento ”para um novo ciclo de crescimento”, decidiu “diversificar a sua atividade na área do tissue”, tendo como objetivo “tornar-se um dos líderes europeus deste negócio”.
Assim, realça que “a aquisição de capacidade existentes de produção de tissue irá permitir entrar rapidamente nas dinâmicas do negócio e beneficiar de uma base de clientes já estabelecida”.
No comunicado é destacado que “após uma análise de vários ativos disponíveis no mercado, a Portucel optou pela aquisição da AMS Star Paper SA, o produtor de tissue mais eficiente e rentável da Península Ibérica.
É também recordado que a AMS tem “uma capacidade atual de produção de 30 mil toneladas de tissue e de 50 mil toneladas de converting”, sendo que a empresa, “com 146 colaboradores, tem em curso um plano de duplicação da capacidade de produção de papel tissue, que deverá estar concluído em setembro deste ano”.
De igual modo é relem-brado que em 2014, a AMS “apresentou um volume de vendas de 51,3 milhões de euros, um EBITDA normalizado de 9,5 milhões de euros, um montante de divida normalizada (Net Debt) de 20,63 milhões de euros e capitais próprios contabilísticos de 31,6 milhões de euros”.
De acordo com a Portucel, ”o investimento global na AMS, incluindo os desembolsos necessários ao aumento da capacidade de produção em curso, ascende a cerca de 80 milhões de euros”, sendo que, agora, o contrato de compra da AMS será sujeito à autorização da Autoridade da Concorrência.
AMS está entre as 100 melhores empresas para trabalhar
A AMS-BR Star Paper voltou a ser consagrada com o prémio de uma das melhores 100 empresas para trabalhar em Portugal.
A distinção é da Exame-Accenture, sendo que ao fim de cinco anos, esta é a terceira vez que a fábrica de papel tissue de Vila Velha de Ródão é distinguida com este prémio.
“Demonstra que conseguimos transpirar lá para fora a paixão com a qual vivemos internamente”, refere o presidente do conselho de administração da empresa, José Miranda, em comunicado. O prémio agora atribuído à AMS-BR Star Paper vem reforçar o sucesso alcançado pela empresa de Vila Velha de Ródão em 2014, ano em que conquistou o Prémio Europeu de Promoção Empresarial.
“Este prémio, aliado ao facto de termos sido vencedores do Prémio Europeu de Promoção Empresarial, vem demonstrar que a sustentabili- dade do negócio não se consegue de forma isolada, mas sim através da otimização de um conjunto de processos. Assim, a nossa preocupação é ambiental, económica e social”, adiantou.
José Miranda refere ainda que os “passos assertivos que foram dados no início estão agora a dar os frutos de uma forma consistente e madura”.
Desde 2013, a AMS-BR integra não só a lista das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal, como ainda foi vencedora do prémio evolução excelência no trabalho pela Heindrick and Struggles e vencedora europeia dos prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014. Recorde-se que a AMS investiu 90 milhões de euros na fábrica de Vila Velha de Ródão nos últimos cinco anos, período durante o qual a empresa atingiu uma faturação de 200 milhões de euros.